Agendamento de inspeção Controlar 2012

PUBLICIDADE
Controlar inspeção veicular (Foto: Divulgação)

Com o aumento da poluição e a conscientização de que não podemos simplesmente utilizar tudo o que o meio ambiente nos oferece sem um retorno, surgiu a Inspeção Ambiental Veicular que verifica a situação dos veículos registrados na cidade de São Paulo. A fiscalização tem como objetivo controlar a emissão de gases poluentes liberados por veículos através do escapamento.

A inspeção automotiva mede nos automóveis e motocicletas os níveis de CO2, HC e CO liberados, já nos veículos que funcionam a diesel, ela controla os valores de opacidade e de material particulado.  Tal procedimento está baseado nas leis municipais nº 11.733 de 27 de março de 1995, n°12.157 de 09 de agosto de 1996 e nº 14.717 de 17 de abril de 2008, além das resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA  e do Artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

Primeiramente é feito uma pré – inspeção onde itens como a ausência ou defeito na haste/ amortecedor do capô, freio a disco ou a tambor inoperantes ou deficientes, funcionamento irregular do motor, emissão de fumaça azul ou preta, vazamento de fluidos, falta de componentes, freio de mão inoperante e/ ou veículo automático com motor acelerado e freio de mão deficiente, tampa do reservatório de arrefecimento rachado ou danificado, fita isolante ou qualquer outro artifício não original que utilize para evitar a verificação do sistema de admissão, sistema de admissão com filtro de ar esportivo com conexões irregulares, escapamentos reparados com qualquer tipo de massa, estouros no escape durante a aceleração na inspeção ambiental veicular, entre outros, são avaliados e podem acarretar na rejeição do carro, quando constatado que a anormalidade possa apresentar algum risco de acidente.

PUBLICIDADE
Agendamento de inspeção Controlar 2012 (Foto: Divulgação)

Em seguida é realizada uma inspeção visual em diversos itens, na qual a irregularidade de apenas um item já acarreta na rejeição do veiculo. A terceira etapa da inspeção é a medição de gases que é feita através de analisadores computadorizados que medem os níveis de gases como CO, CO2, HC e o fator de diluição, para depois serem comparados com os modelos homologados pelo INMETRO. A última etapa da fiscalização é a inspeção de ruído, em que o veículo é acelerado para uma pré-análise auditiva, verificando-se os ruídos de acordo com o modelo ou versão do veículo.

A inspeção é realizada de acordo com o número final da placa e pode ser conferida no Calendário no site da Controlar. Ao verificar o calendário, há um botão verde à direita escrito Agende sua Inspeção , é só clicar e então agendar a inspeção de acordo com os dados do veículo. Em seguida é necessário pagar o boleto com a taxa do serviço e então, após três dias do pagamento do boleto, agendar uma data para a fiscalização. Os Centros de Inspeção não possuem atendimento ao público, não realizam agendamento e também não recepcionam os veículos que não tenham feito o agendamento.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.