Afta como tratar corretamente

Saiba tudo sobre Afta, como tratar corretamente e prevenir esse problema. Muitas pessoas sofrem, constantemente, com esse tipo de ferida que se manifesta na…

Saiba tudo sobre Afta, como tratar corretamente e prevenir esse problema. Muitas pessoas sofrem, constantemente, com esse tipo de ferida que se manifesta na boca. O tratamento é bem simples e pode ser realizado com alguns métodos caseiros. Leia a matéria para conferir informações mais detalhadas.

Afta como tratar corretamente.

A afta é uma lesão dolorosa que insiste em aparecer na mucosa oral. Ela normalmente está associada ao consumo de alimentos com muita acidez, traumas locais, alterações hormonais, estresse psicológico, problemas de imunidade ou poucas horas de sono.

Em geral, a ferida costuma ser branca ou amarela no seu interior e com as bordas avermelhadas. Ela não se forma apenas na língua, mas também pode aparecer nos lábios, na gengiva, na úvula e na garganta.

Leia mais: Estresse pode causar aftas na boca

☰ CONTEÚDO

Afta como tratar corretamente

A afta é uma ferida dolorosa que se forma na boca.

As aftas podem ser classificadas como lesões benignas, ou seja, não estão associadas a uma doença mais séria. No entanto, elas costumam causar desconforto na realização de atividades simples, como mastigar, escovar os dentes, falar ou beijar na boca.

Confira a seguir sugestões para combater afta como tratar corretamente:

Chá preto

O chá preto é um importante aliado contra a afta, afinal, ele é rico em tanino. Essa substância tem ação adstringente, que consegue aliviar a dor e qualquer desconforto na região lesionada. Portanto, prepare o chá normalmente com água fervente, separe o saquinho e espere esfriar para aplicá-lo na afta.

O chá preto é um ótimo remédio caseiro. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Alimentos que previnem aftas

Continuar Lendo  Saiba como vivem os Chimpanzés, hábitos e curiosidades

Água morna e sal

Outra medida caseira bem eficiente para tratar afta é a combinação de água morna e sal. Misture esses dois ingredientes e faça um bochecho, de preferência duas vezes ao dia. Esse “remédio” acelera a cicatrização.

Bicabornato de sódio

Se você quer acabar de vez com uma afta, então coloque uma pequena quantidade de bicabornato de sódio sobre ela. A aplicação pode ser feita com a ajuda de um cotonete. É normal sentir “queimar” a região, mas seja resistente. Repita o processo três vezes ao dia e lembre-se de enxaguar a boca com água toda vez que aplicar o produto.

Aplique bicarbonato de sódio na afta.

Iogurte

O iogurte, por ser rico em probióticos, melhora o funcionamento do sistema imunológico e combate o aparecimento de aftas. Portanto, incluir um potinho por dia no seu cardápio pode ser uma ótima medida preventiva.

Veja também: Descubra como prevenir e tratar as aftas

Aproveite as dicas de como combater afta como tratar corretamente. Além de apostar nessas soluções caseiras, você também deve procurar descansar, manter uma boa alimentação e evitar o consumo de alimentos duros e ácidos.

 

Top