Adubos caseiros e ecológicos: dicas

O adubo é um componente fundamental para o crescimento das plantas, ou seja, ele fornece os nutrientes necessários para que elas se desenvolvam de…

O adubo caseiro reaproveita o lixo orgânico e nutre as plantas.

O adubo é um componente fundamental para o crescimento das plantas, ou seja, ele fornece os nutrientes necessários para que elas se desenvolvam de maneira saudável. Quando o produto é preparado de forma caseira, sua composição pode ser definida como orgânica e por isso capaz de até reaproveitar resíduos que seriam jogados no lixo.

Os restos de comida e as cascas de vegetais ou frutas são reutilizados na produção do adubo ecológico. A mistura que resulta do reaproveitamento de lixo orgânico é isenta de substâncias químicas e tem potencial para manter a saúde das plantas, cultivadas em vasos, jardineiras e canteiros.

Ao preparar adubo ecológico para deixar o solo fértil, o indivíduo de certa forma também está contribuindo com a preservação do meio ambiente. Estima-se que 40% de todo lixo produzido pelas famílias é orgânico, por isso, quando a reciclagem é feita, a quantidade de resíduos depositados nos aterros sanitários acaba sendo menor.

Com o adubo caseiro, o solo fica fértil e a planta cresce saudável.

Uma estratégia interessante para trabalhar com materiais orgânicos na adubação é o uso da compostagem. A proposta visa controlar o processo de decomposição dos resíduos usados para adubo caseiro, mantendo os nutrientes necessários. Para não ter odores dentro de casa, é recomendado montar a composteira numa área ao ar livre e sem umidade.

Ao nutrir o solo, é importante completar o adubo caseiro com algum adubo mineral que forneça mais azoto, potássio e fósforo. Ao fazer a mistura de resíduos em casa para alimentar as plantas, procure não usar frutos estragados ou madeira contaminada.

Resíduos para o adubo orgânico caseiro

Restos orgânicos.

Banana: a casca desta fruta é rica em fósforo e potássio, sendo capaz de contribuir com o crescimento da planta.

Leia Também:  Portas de Vidro para Casa, Modelos

Chá, Café, Leite: são elementos capazes de alimentar as plantas quando colocados próximos à raiz. Eles aparecem com frequência na composição de adubos para cultivo em interiores.

Maçã: tal como a banana, esta fruta possui uma casca poderosa para adubar. Quando a planta não floresce como deve, é recomendado colocar vários pedacinhos de maça ao redor da terra.

Casca de ovo: ajuda a fortalecer a planta em crescimento.

Restos de hortaliças e verduras: ajudam a compor um poderoso adubo, já que as cascas concentram grande quantidade de nutrientes.

Cinzas de lareira: possuem uma relevante quantidade de potássio e fósforo, que ajudam na nutrição da terra para o cultivo.

Aproveite as dicas e deixe o jardim da casa mais bonito com o adubo caseiro e ecológico.

Top