Adipômetro Científico Digital

Atualmente, a gordura deixou de ser apenas uma preocupação estética para tornar-se um problema de saúde pública. Isso porque pessoas com muita gordura corporal…

Por Editorial MDT em 17/05/2011

Atualmente, a gordura deixou de ser apenas uma preocupação estética para tornar-se um problema de saúde pública. Isso porque pessoas com muita gordura corporal podem desenvolver inúmeras doenças como diabetes, hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares, dores nas costas entre outras. Ou seja, o problema da gordura não está em si, mas nas consequências dela, que são essas enfermidades.

Por isso, é preciso cuidar do corpo com muito exercício físico e uma dieta saudável. O equilíbrio dos dois é perfeito para se ter um corpo esbelto e a saúde intacta. Para exercitar o corpo, escolha o seu esporte favorito, ele pode ser uma caminhada, uma corrida, um jogo de futebol, de vôlei, de basquete, de tênis etc. Além de fazer com que você perca peso, eles farão com que você se torne uma pessoa mais ativa e feliz, pois os exercícios físicos fazem com que você libere a endorfina, o hormônio responsável pelo bem-estar.

A alimentação saudável é feita com muitas verduras, frutas e legumes. Evite frituras, carnes e doces em excesso. Porém, você não está proibido de comer essas guloseimas, apenas coma-as de modo maneirado, sem exageros. No entanto, prefira as carnes brancas grelhadas e os legumes cozidos a vapor para não perderem as vitaminas. As verduras devem ser comidas cruas, temperadas com muitas ervas. Não exagere no sal também, pois ele é um grande causador de doenças como a hipertensão.

Antes de iniciar os exercícios e a dieta, faça uma avaliação física para conhecer a sua porcentagem de gordura. Para fazer isso, você pode obter um adipômetro científico digital, que mostra as marcações precisas com fácil leitura. O nosso corpo é composto por uma massa magra, que são os ossos, os músculos, o sangue, o cérebro, ou seja, tudo o que não é gordura, que é a chamada de massa gorda. Portanto, o que nos causa males à saúde é a massa gorda, que deve ser eliminada do nosso organismo.

Para fazer os cálculos usando o adipômetro científico digital, é preciso somar as medidas de três dobras cutâneas nos homens, que são a triciptal, a supra-ilíaca e a abnominal, enquanto nas mulheres são somadas as medidas das seguintes dobras cutêneas: coxa, supra-ilíaca e sobescapular. Através dessas medidas, é possível saber se a quantidade de gordura está excessiva ou não com a ajuda de uma tabela, que pode ser encontrada no link http://www.terrazul.com.br/cientificotab.html. Para fazer as equações, é preciso usar uma calculadora científica, pois elas são bem complexas. No entanto, se você quiser saber como são feitas, acesse o link http://www.terrazul.com.br/cientificoeq.html.

O adipômetro se parece com um grande compasso. Para usá-lo, pince um pedaço da gordura localizada com os dedos. Depois, prenda os braços do adipômetro nele com uma pressão suficiente para que ele segure a sua pele e espere até que ele apite. Pronto, a medição está mostrada no marcador.

Para encontrar as dobras cutâneas utilizadas para fazer a medição da porcentagem da gordura, preste atenção nas explicações e nas fotos abaixo:

– Dobra Cutânea Triciptal: face posterior do braço, 20cm abaixo do ombro, paralelo ao eixo longitudinal do corpo.

– Dobra Cutânea Supra-Ilíaca: no eixo longitudinal, entre o último arco costal e a crista ilíaca.

– Dobra Cutânea Abdominal: a dois centímetros para a direita ou para a esquerda na mesma reta do umbigo.

– Dobra Cutânea da Coxa: localizada na metade do eixo frontal, entre o ligamento inguinal e a borda superior da patela. Leve a perna para a frente, fazendo uma semi-flexão com o joelho para medir essa dobra.

– Dobra Cutânea Sobescapular: nas costas, a dois centímetros abaixo do ângulo inferior da escápula.

Mantenha o seu corpo sempre em forma e a sua saúde em dia. Não deixe que a gordura afete a sua vida. Use um adipômetro científico digital para manter um corpo saudável e esbelto.

Top