Adega Em Casa, Como Construir, Dicas, Fotos

A adega é um espaço apropriado para o armazenamento de vinhos, onde a estrutura e climatização garantem o delicioso sabor da bebida. Esse tipo de ambiente é comum em restaurantes que possuem uma carta de vinho bem variada, mas também pode ser incluso no projeto de uma casa.

Apesar de ser um espaço interior que pode receber uma decoração personalizada, existem alguns fatores sistematizados no projeto. Algumas adegas construídas em casas são tão modernas e descontraídas que chegam a recepcionar convidados para experimentarem as diferentes modalidades de vinho.

Os apreciadores de vinho no Brasil agora podem apostar na construção de adega em casa, montando um espaço harmonioso para organizar e conservar as garrafas de vinho. A escolha do lugar onde será construída a adega é de extrema importância, ela não pode ficar próxima da cozinha ou varanda. Para preservar a qualidade dos vinhos armazenados, a adega não pode concentrar calor ou receber luz solar.

Os arquitetos afirmam que adega não necessita de um espaço totalmente fechado ou isolado, ela pode ser instalada em áreas mais acessíveis da casa. Alguns projetos incluem climatizador para manter a temperatura da adega proporcional as necessidades dos vinhos.

Enquanto algumas pessoas preferem instalar a adega num lugar visível, outras gostam de privatizar ao máximo o ambiente. Para os novatos nesse tipo de construção, é recomendável manter no Maximo 30 garrafas armazenadas numa adega pequena. Lembrando que as divisórias são montadas em madeira e procuram manter as garrafas na posição horizontal.

As dicas para construir adega em casa não param por aí, afinal, outros fatores são importantes para desenvolver um bom projeto. O acervo de vinhos precisa ser bem variado, para tornar mais saborosa à degustação. Seja flexível com as uvas, vinícolas e safras, respeitando a capacidade do espaço.  

Uma adega bem planejada conta com uma atmosfera aconchegante, decorada com meia luz, móvel para colocar as taças de cristais, pia e poltronas. Ao mesclar elementos do estilo rústico com o contemporâneo é possível obter um efeito estético impactante.

Confira as fotos de adega em casa e tenha boas idéias para sua construção.

Reply