Acupuntura contra o Parkinson

Acupuntura contra o Parkinson

Acupuntura contra o Parkinson é uma das melhores opções de tratamentos alternativos para quem sofre com essa doença degenerativa do sistema nervoso central, que…

Por Andre em 07/02/2017

Acupuntura contra o Parkinson é uma das melhores opções de tratamentos alternativos para quem sofre com essa doença degenerativa do sistema nervoso central, que afeta principalmente as pessoas com mais de 60 anos de idade.

Acupuntura contra o Parkinson (Foto Ilustrativa)

Uma das doenças neurológicas mais frequentes, o Mal de Parkinson surge com a diminuição da produção de dopamina, substância que ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, causando grande impacto na qualidade de vida e independência da pessoa.

Ainda sem tratamento definitivo, muitas pessoas que têm essa disfunção procuram os tratamentos alternativos, e entre eles está a acupuntura, tradicional terapia milenar chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo para tratar doenças.

Acupuntura contra o Parkinson

Entre os sintomas do Parkinson está o enrjiecimento dos músculos (Foto Ilustrativa)

O tratamento de Parkinson com acupuntura pode incluir não só a forma clássica da terapia, mas também a versão conhecida como craniopuntura de Yamamoto, modalidade focada em distúrbios neurológicos e musculares.

A novidade foi testada através de estudos realizados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em estudo no qual voluntários passaram por 20 sessões de craniopuntura (duas por semana), para tratar as principais queixas dos pacientes.

Geralmente, o Mal de Parkinson afeta as pessoas de maior idade (Foto Ilustrativa)

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, todos os participantes relataram, ao final do processo, uma melhora em relação ao aumento da flexibilidade, aos movimentos e à diminuição da dor, resultando na evolução positiva de quase todos os quesitos analisados.

Ou seja, o uso da famosa técnica da medicina chinesa traz melhoras para alguns dos principais sintomas de Parkinson, como o enrijecimento muscular e os tremores involuntários, melhorando consideravelmente a qualidade de vida dos portadores da doença.

Vantagens da craniopuntura de Yamamoto para tratar Parkinson

Existem várias modalidades de acupuntura (Foto Ilustrativa)

A craniopuntura de Yamamoto para tratar Parkinson (o método consiste na introdução das agulhas no escalpo do paciente) tem poucas contraindicações e efeitos colaterais mínimos, de acordo com os responsáveis pela pesquisa realizada na Unicamp.

Além disso, o tratamento de acupuntura para a doença pode ser associado a outros tratamentos para Parkinson, ao uso de remédios e técnicas de fisioterapia, trazendo muito alívio para os pacientes.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top