Açúcar que não engorda

Um novo tipo de açúcar, que não engorda, não provoca cáries e pode ser consumido por diabéticos será produzido no Brasil, graças a uma…

O novo açúcar não engorda, não provoca cáries e pode ser consumido por diabéticos.

Um novo tipo de açúcar, que não engorda, não provoca cáries e pode ser consumido por diabéticos será produzido no Brasil, graças a uma descoberta feita por pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp). Eles desenvolveram uma nova forma de fabricação desse produto. Saiba mais.

Características do novo açúcar

O açúcar FOS (sigla que determina fruto-oligossacarídeos) possui moléculas muito grandes que não podem ser quebradas pelo organismo, por isso não é absorvido. Ele possui uma função probiótica e é metabolizado somente por microrganismos que vivem no intestino. É por isso que diabéticos podem consumi-lo.

Quando esse açúcar é ingerido, os microorganismos crescem e auxiliam no tratamento de algumas doenças, como diabetes, cânceres e problemas na absorção de cálcio. Além disso, devido ao seu tamanho, o FOS não consegue ser metabolizado pelos organismos que vivem na boca, sendo assim não causa cáries ou placas bacterianas.

Leia também: as diferenças entre o açúcar e qual usar

Em breve, o Brasil produzirá esse novo produto.

FOS no Brasil

O açúcar FOS é muito conhecido e utilizado nos Estados Unidos e no Japão, inclusive em produtos para diabéticos. No Brasil, o consumo ainda é bastante restrito, pois são poucas as indústrias que o utilizam e os preços são bastante elevados. Por exemplo, uma lata de leite em pó com FOS custa em média 20 a 40 reais. Porém, a expectativa é que o produto seja utilizado com mais frequência em breve, pois com a produção no país, o custo tende a ser reduzido.

Tecnologia utilizada para produção no Brasil

O método desenvolvido pela pesquisa emprega uma liga de nióbio (minério muito utilizado em aços inox) e de grafite para imobilizar a enzima que produz o açúcar. Dessa forma, a enzima não é dissolvida e se obtém um xarope com oligossacarídeos, sacarose, frutose e glicose, sendo purificados em seguida. Os subprodutos são separados e os oligossacarídeos são enviados as indústrias, podendo ser fabricados vários produtos com FOS, como balas, chicletes, pães e sorvetes.

Continuar Lendo  Site Chocolates Arcor, www.arcor.com.br

Matéria-prima para produção de SOS

O Brasil possui uma grande quantidade de matéria-prima para a produção de FOS, porém eles são pouco processados. A maior parte dos produtos comercializados no país é importada da Europa, Japão e Estados Unidos, pois nessas regiões o fruto-oligossacarídeos é consumido de formas mais variadas.

Nesses países, esse novo tipo de açúcar é utilizado em grande parte dos alimentos como:

  • Chicletes;
  • Sorvetes;
  • Doces;
  • Biscoitos;
  • Sucos;
  • Alimentos infantis e animais.

Saiba os efeitos danosos do açúcar 

 

O açúcar FOS possui moléculas grandes que não são quebradas pelo organismo, evitando acúmulo de gordura.

O açúcar que não engorda é uma excelente opção para os brasileiros, pois pode ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento de algumas doenças como o diabetes. O melhor é que com a produção no país, os preços serão mais acessíveis, aumentando o produto no mercado.

Top