Açúcar mascavo, refinado ou demerara – Conheça as diferenças

O açúcar refinado é aquele que faz parte do nosso dia-a-dia. Branco, cristalino e fino, esse item é utilizado para adoçar do bolo de…

Por Élida Santos em 04/04/2012

O açúcar refinado é menos saudável (Foto: Divulgação)

O açúcar refinado é aquele que faz parte do nosso dia-a-dia. Branco, cristalino e fino, esse item é utilizado para adoçar do bolo de aniversário ao suco que bebemos no jantar, porém, esse não é o único tipo de açúcar que existe. As principais diferenças que existem entre os tipos de açúcar aparecem em seu sabor, na cor e na composição nutricional de cada um. A regra é simples: quanto mais escuro é o alimento que estamos tratando, mais vitaminas e sais minerais ele possui, e mais perto do seu estado bruto está.

A cor branca quer dizer que o açúcar passou a ter aditivos químicos de ingredientes no último processo da fabricação, que no caso é o refinamento. Esses aditivos deixam o item com uma aparência melhor, porém “roubam” a maior parte dos seus nutrientes. Para exemplificar: a cada 10 gramas de açúcar escuro (mascavo), existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Já no tipo de açúcar mais claro, o refinado, agente vai encontrar 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

O açúcar mascavo é um dos mais saudáveis (Foto: Divulgação)

A matéria-prima desse tipo de alimento é a cana. Antes de se transformar em açúcar e chegar à nossa mesa, a planta passa por diversas etapas de fabricação. O primeiro passo é moer o item, depois extrair o caldo doce. Após esse procedimento, começa a chamada purificação, onde o caldo é aquecido a 105 ºC e filtrado para barrar as impurezas. Depois o caldo evapora, vira um xarope e passa por um cozimento, onde aparecem os cristais de açúcar que conhecemos.

Os torrões de açúcar também são muito consumidos (Foto: Divulgação)

Por fim, os tipos mais brancos de açúcar são refinados, e nesse processo o alimento recebe componentes químicos para ter o sabor melhorado, assim como o seu aspecto. O açúcar demerara é um tipo em forma de cristais, só que mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo. E para quem gosta de adoçar as bebidas com torrões de açúcar, saiba que eles são feitos com xarope do item combinados com os cristais. Além da cana, a beterraba também é uma fonte desse alimento de sabor adocicado.

Top