Acordo do governo estabelece entrega do monotrilho 15 dias após início da Copa

PUBLICIDADE
A linha 07-Ouro finalizada apresentará aproximadamente 18km de distância e 18 estações.

O acordo firmado entre o governo do Estado de São Paulo e o consórcio responsável pela construção da Linha 17 do metrô, calculado para realizar a união entre o aeroporto de Congonhas e a rede CPTM de trens metropolitanos, estabelece que a obra tem que ser apresentada até o dia 27 de junho de 2014, isto é, 15 dias depois do começo da Copa do Mundo de 2014. A cerimônia de abertura da Copa está agendada para o dia 12 de junho de 2014, no estádio que está sendo erguido pelo Corinthians, na Zona Leste da capital paulista.

A linha monotrilho, estimada em R$ 3,1 bilhões, pertence ao plano do governo brasileiro de preparação para a Copa. A obra que deveria ter sido iniciada em junho do ano passado, só começou no final do ano. O acordo entre o governo estadual e o consórcio construtor só foi consolidado no dia 30 de julho. Com a demora para começar a edificação, o Estado de São Paulo modificou o cronograma inicial por duas vezes, sendo a última em dezembro do ano passado. Ao invés de apresentar a linha toda no prazo para a Copa, a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos divulgou que só apresentará o primeiro segmento da linha no prazo para o Mundial, com oito estações.

O contrato assinado, no entanto, previne que a obra deverá ser entregue até o dia 27 de junho de 2014.

O contrato assinado entre o Governo Estadual e o Consórcio Monotrilho Integração, no entanto, previne que a obra deverá ser entregue até o dia 27 de junho de 2014. Em duas cláusulas que aborda os prazos da obra, descreve que o primeiro trecho da linha deverá ser entregue “até 1050 dias contados da data de emissão da Ordem de Serviço OS 1”. Assim por combinação, o consórcio está obrigado a apresentar a obra até o dia 27 de junho de 2014, ou seja, 1050 dias depois do envio do OS 1.

PUBLICIDADE

Embora o Governo Estadual não tenha anunciado um novo atraso nas construções, não é plausível garantir que a Linha 17 estará em perfeito funcionamento a partir de duas semanas depois do início da Copa. Isso porque, segundo o acordo da construção, os 180 dias seguintes à entrega do monotrilho servirão para atividades consideradas como de “Manutenção Assistida”, isto é, um intervalo de testes.

A linha 07-Ouro finalizada apresentará aproximadamente 18km de distância e 18 estações. O primeiro segmento conectará o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da linha 9-Esmeralda (ferroviária) e conterá oito estações. O segundo segmento irá até a linha 5 (metrô), na estação Água Espraiada. O restante da linha,  partirá da estação Morumbi e irá até a estação São Paulo-Morumbi (linha 4-amarela).

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.