Isabella Moretti 31/12/2012 Bem Estar

O acompanhamento pré-natal é muito importante para que a mulher tenha uma gestação saudável. As consultas com o médico permitem saber mais sobre o desenvolvimento do bebê, além de mostrar a reação do corpo feminino às mudanças provocadas pela gravidez.

O acompanhamento pré-natal garante a saúde de mãe e filho. (Foto:Divulgação)

O pré-natal deve ser realizado durante os nove meses que antecedem o nascimento do bebê. Neste período, o médico poderá orientar a mamãe, recomendar exames e também esclarecer as principais dúvidas a respeito da gestação. Quem não tem condições financeiras de pagar um atendimento particular deve procurar o acompanhamento pré-natal no SUS.

Saiba mais: Exames necessários na gravidez

O pré-natal gratuito

O Ministério da Saúde deixa claro através das suas campanhas a importância do pré-natal para a saúde da mamãe e do bebê. Ele também recomenda buscar atendimento gratuito no Sistema Único de Saúde.

Tal como acontece em uma clínica particular, o médico do SUS realiza diversos exames durante o pré-natal. Assim, as doenças, infecções e disfunções podem ser diagnosticadas precocemente e tratadas a tempo. As consultas do acompanhamento gestacional também permitem detectar possíveis problemas de saúde da mãe, como anemia, hipertensão e doenças sexualmente transmissíveis.

A gestante esclarece suas dúvidas e faz exames sem pagar nada. (Foto:Divulgação)

As gestantes que fazem o pré-natal adequadamente se sentem mais seguras, tanto com relação ao próprio corpo como também com a saúde do bebê. Bem informadas, as futuras mamães investem em uma alimentação balanceada e na prática de exercícios físicos corretamente. Elas ainda renunciam a alguns vícios para o bem do bebê, como o tabagismo e alcoolismo.

O atendimento do SUS é normalmente classificado como ineficiente, devido à demora nas filas e também pela desatenção de alguns médicos que trabalham para o sistema de saúde pública. No entanto, quando se trata de pré-natal, o SUS tem investido em incentivos para melhorar a qualidade do acompanhamento.

Investimentos do SUS no pré-natal

O SUS tem realizado campanhas mostrando a importância do pré-natal. (Foto:Divulgação)

O Governo Federal investe na realização gratuita de exames laboratoriais e também aposta na assistência médica frequente para a gestante. A rede de saúde pública aposta ainda em cursos de preparação para o parto e grupos de grávidas. As mulheres muitas vezes se reúnem para compartilhar experiências, expor dificuldades e esclarecer dúvidas. Para ajudar as futuras mamães, o SUS fornece medicamentos, vacinas e até mesmo outros tratamentos necessários.

O Ministério da Saúde está sempre apostando em novidades para melhorar o acompanhamento pré-natal gratuito. Há pouco tempo foi lançado o programa Rede Cegonha, que disponibiliza vale-transporte para que as gestantes compareçam às consultas e exames essenciais. A iniciativa também tem como meta ampliar o número de ultrassonografias e arcar com as despesas de outros exames, principalmente em casos de gravidez de risco.

Veja também: Marcar consulta SUS

Outros artigos

Como revender joias: saiba mais

30/08/2013

Como revender joias: saiba mais

A revenda de joias pode ser uma ótima opção de investimento. Os brasileiros ainda estão descobrindo este novo negócio, mas aos poucos já conseguem lucrar com a comer...

Moveis de Cozinha Todeschini

18/04/2010

Moveis de Cozinha Todeschini

Para quem deseja montar uma cozinha com os melhores móveis existentes no mercado, fiquem atentos para a matéria que elaboramos especialmente para que todos possa...

Curso de Atendente de Telemarketing

17/11/2009

Curso de Atendente de Telemarketing

O Curso de Atendente de Telemarketing tem como objetivo formar profissionais para atuar com referência no mercado de trabalho, lidando com comunicação e estratég...