Acidentes com raios: primeiros socorros

Apesar das chances serem aparentemente remotas, pesquisas realizadas pela Agência Americana para Desastres (FEMA) apontam que os raios matam mais do que os furacões…

Os raios matam mais que tornados e furacões.

Apesar das chances serem aparentemente remotas, pesquisas realizadas pela Agência Americana para Desastres (FEMA) apontam que os raios matam mais do que os furacões e tornados. Esse fato acaba fazendo lógica quando se para para pensar que a grande maioria das tempestades apresentam raios e que, nesse exato momento, cerca de duas mil tempestades estão ocorrendo ao redor do mundo.

Conheça os primeiros socorros em caso de choque elétrico.

Dicas para evitar acidentes com raios

Algumas dicas de segurança podem prevenir os acidentes com raios e salvar vidas. Conheça as dicas e fique por dentro do assunto:

  • Durante as tempestades, procure se abrigar dentro de alguma construção, como casas. Outra dica é permanecer dentro de um carro com capota de metal, que é um dos locais mais seguros, uma vez que os pneus do carro funcionam como isolantes;
  • Lugares descampados, como praias, campo de futebol e pastos, devem ser evitados quando há risco de raios, porque eles tendem a ser atraídos para o local mais alto, e nessas situações, a cabeça da pessoa acaba sendo o alvo. Se não houver para onde ir, a dica é permanecer agachado. Apesar de algumas pessoas recomendarem se deitar, essa atitude não é adequada, pois a terra úmida é condutora de eletricidade;
  • Se a tempestade surgir quanto todo mundo está curtindo a praia ou piscina, é necessário sair imediatamente da água e procurar abrigo em local coberto;
  • Ferro de passar roupa, televisão, torradeiras, liquidificador, batedeira e qualquer outro dispositivo eletrônico não deve ser utilizado e, de preferência, é recomendado a retirada de seus fios da tomada, pois o raio pode seguir a instalação elétrica e provocar sérios acidentes;
  • É importante se lembrar de ficar longe de estruturas altas, como postes e árvores, porque eles atraem os raios, do mesmo modo que objetos metálicos devem ser mantidos longe.

Em tempestades no campo, a dica é manter-se agachado

Cuidados imediatos

Em situações de emergência é indispensável ter uma noção das medidas que devem ser tomadas para agilizar o processo de primeiros socorros. Confira:

  • O grande problema de ser atingido por um raio é que a alta voltagem provoca queimaduras que não podem ser medidas, por estarem localizadas internamente no organismo. Em algumas situações é possível que o paciente não conduza a eletricidade, escapando ileso e com segurança;
  • Após ser atingido por um raio, a vítima pode permanecer aparentemente morta. É importante ressaltar que essas pessoas podem ser reanimadas mediante a prestação rápida dos primeiros socorros;
  • As vítimas que sofrem rebaixamento do nível de consciência e ficam atordoadas e “fora de si”, devem receber socorro imediato. A dica é procurar, no corpo da pessoa, por sinais de queimadura, principalmente nos dedos das mãos e pés, na região da fivela de cintos e nas proximidades de relógios e outras joias.
Continuar Lendo  Primeiros socorros em casos de infarto

Primeiros socorros

Infelizmente não existe muita coisa que um socorrista leigo pode fazer para prestar os primeiros socorros; porém, qualquer atitude é importante e pode salvar uma vida. A primeira medida tomada deve ser o pedido por socorro, que pode ser feito pelo acionamento do Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) ou Defesa Civil do Município (199). Em seguida é fundamental afastar a pessoa do local do acidente, caso ainda haja algum risco de novo raio.

Se a vítima estiver acordada, basta fazer a inspeção por ser corpo e procurar por sinais de queimadura, como já mencionado, enquanto que, se a vítima estiver desacordada, é preciso avaliar a presença de respiração e batimento cardíaco. Caso sejam negativos, é necessário iniciar as manobras de ressuscitação até a chegada do socorro especializado (30 massagens cardíacas para 2 respirações artificiais).

Aprenda como deve ser feita a massagem cardíaca.

Caso a vítima esteja desacordada, é necessário iniciar a ressuscitação cardíaca pulmonar

Os raios são extremamente perigosos e por isso é essencial seguir as dicas preventivas, lembrando-se de que, mediante um quadro de acidente, é fundamental prestar os primeiros socorros e se lembrar de acionar o serviço responsável de resgate.

Top