Acessório para controlar Windows 8 com os olhos

Um equipamento que será lançado no segundo semestre de 2013 promete revolucionar o modo de usar os computadores, trazendo para a realidade algo que…

Um equipamento que será lançado no segundo semestre de 2013 promete revolucionar o modo de usar os computadores, trazendo para a realidade algo que antes era visto apenas nos filmes de ficção científica.

Da ficção científica para a realidade, em breve será possível controlar o computador com um simples olhar (Foto: Divulgação)

Trata-se de um acessório para controlar o Windows 8 com os olhos, desenvolvido pela empresa Tobii Technology, especializada na fabricação de aparelhos que contam com a tecnologia de rastreamento ocular (eye tracking).

A novidade permitirá que os usuários controlem com a visão qualquer PC que tenha a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft instalada. Será possível, por exemplo, abrir programas, acessar a internet e até mesmo jogar, simplesmente movimentando os olhos, segundo a fabricante.

Novas possibilidades para o sensor de movimentos: Veja como o Kinect deve ser empregado no futuro

Como funcionará o kit de controle visual do Windows 8

O REX é um pequeno dispositivo que fica na parte inferior do monitor, fazendo a leitura do movimento dos olhos (Foto: Divulgação)

Batizado de REX, o acessório que permitirá o controle do Windows 8 através do olhar tem um aspecto semelhante a uma pequena faixa e será acoplado ao computador por meio da porta USB, ficando instalado na parte de baixo do monitor.

Controlado pelo software Tobii Gaze, desenvolvido pela própria empresa, ele faz o mapeamento dos movimentos dos olhos, permitindo que o usuário abra um determinado aplicativo apenas olhando para o ícone dele na tela, por exemplo, faça a rolagem de uma página olhando para a barra ou ainda amplie o tamanho de uma fotografia, para melhor visualização.

Além disso, será possível realizar uma série de interações em jogos e aplicativos usando o REX, que também funcionará em conjunto com mouses e teclados, oferecendo ainda mais possibilidades ao usuário. O aparelho funcionará também em notebooks e tablets que rodem o Windows 8.

Leia Também:  Programas para fazer e imprimir em impressoras 3D

Leia também: Smart TV Samsung – comando por voz, preços, onde comprar

Pré-venda do dispositivo para controlar o Windows 8 com os olhos

A expectativa é de que o dispositivo REX esteja à venda já no segundo semestre de 2013 (Foto: Divulgação)

O dispositivo REX, que permite o controle do Windows 8 através da visão, será uma das atrações da CES 2013, que começa no dia 7 de janeiro em Las Vegas (EUA), mas ainda não tem data definida para o seu lançamento (a previsão é para o segundo semestre desse ano).

O preço final para os consumidores não teve o valor revelado, mas o aparelho já pode ser comprado por desenvolvedores, ao preço de US$ 995,00 (R$ 2.025,00, pela cotação de 4 de janeiro de 2013).

Os interessados em adquirir uma das 5.000 unidades do REX que serão produzidas poderão se cadastrar para a pré-venda do dispositivo no site da Tobii, que começará a partir de março.

Fontes: G1 e Info

Top