Acervo online de Chico Buarque Acervo online de Chico Buarque

Acervo online de Chico Buarque

Nascido em 19 de junho de 1944, no Rio de Janeiro, Francisco Buarque de Hollanda, popularmente conhecido como Chico Buarque, é um dos maiores…

Por Andre em 14/03/2013

Nascido em 19 de junho de 1944, no Rio de Janeiro, Francisco Buarque de Hollanda, popularmente conhecido como Chico Buarque, é um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB).

Chico Buarque é um dos maiores nomes da MPB (Foto: Divulgação)

Um artista completo, ele iniciou no mundo das artes como escritor, em 1962. Quatro anos depois, mostrava a sua veia de compositor e cantor, lançando o primeiro dos quase 80 álbuns em que participou, entre discos-solo, compactos e parcerias.

Paralelamente à carreira musical, Chico Buarque sempre se manteve ativo como escritor, escreveu peças de teatro e atuou como roteirista de filmes, possuindo um vasto acervo, que foi digitalizado pelo Instituto Tom Jobim e está disponível para ser consultado a qualquer momento, na internet.

Saiba quem são eles: Os famosos que se dizem ateus

Materiais disponíveis no acervo online de Chico Buarque

Um dos destaques do acervo online do cantor é a sua discografia, que pode ser ouvida gratuitamente (Foto: Divulgação)

Lançado em junho de 2011, o acervo online de Chico Buarque conta com um vasto material, abrangendo toda a carreira do artista, com destaque para a discografia completa do compositor, incluindo aproximadamente 600 músicas, que podem ser ouvidas gratuitamente.

Os materiais também incluem textos e outras produções de Chico Buarque (Foto: Divulgação)

Além disso, os fãs podem navegar por 26.152 textos, entre anotações, cadernos, documentos pessoais, roteiros para cinema e teatro, correspondências e reportagens publicadas em jornais e revistas. Outros destaques são as 1.044 imagens, entre fotos e vídeos, e 7.916 arquivos originais de letras e partituras do cantor.

Só de fotos são mais de 1.000 arquivos (Foto: Divulgação)

Também chama a atenção no acervo online de Chico Buarque a presença de verdadeiras raridades, como a história em quadrinhos “Chico-mirim”, que ele escreveu aos 12 anos de idade, e o livro de impressões da mãe de Chico, através do qual o internauta pode saber um pouco mais sobre os primeiros anos da vida do ídolo.

Onde acessar o acervo online de Chico Buarque

O acervo do artista foi digitalizado pelo Instituto Tom Jobim (Foto: Divulgação)

Para acessar o acervo online de Chico Buarque basta ir ao site www.jobim.org/chico/ e navegar pelos menus, que incluem as opções “Áudio e Vídeo”, “Iconografia”, “Música” e “Textos”, além da possibilidade de visualizar os arquivos por meio de uma linha do tempo.

Confira a lista: Escritores brasileiros que são famosos pelo mundo

O acesso ao acervo digital de Chico Buarque é totalmente gratuito e está disponível em português, inglês, espanhol, francês e italiano, entre outras línguas.

Top