Abóbora previne osteoporose

Além de proporcionar a produção de pratos deliciosos para a nossa culinária, a abóbora traz uma série de benefícios para o corpo, como o…

A abóbora contém importantes substâncias que atuam prevenindo osteoporose

Além de proporcionar a produção de pratos deliciosos para a nossa culinária, a abóbora traz uma série de benefícios para o corpo, como o combate à anemia, aos vermes e envelhecimento da pele, diminui os riscos de câncer e de doenças cardiovasculares, contribui para abaixar a pressão arterial e para diminuir a prisão de ventre.

Porém, um dos maiores destaques da contribuição da abóbora para a saúde é a prevenção da osteoporose, doença que atinge principalmente às mulheres, diminuindo bastante a quantidade de massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais sujeitos a fraturas.

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora não devem ser desprezadas, já que são ótimas fontes de nutrientes

Algumas das maiores propriedades que trazem benefícios para a nossa saúde encontram-se nas sementes de abóbora, que possuem 919 miligramas de potássio, sendo que as necessidades diárias de ingestão do mineral para homens e mulheres são de 2.000 miligramas.

Este mineral, juntamente com cálcio, magnésio, fósforo e flúor, estão entre os mais importantes agentes de prevenção à osteoporose. Ou seja, uma dieta rica em abóboras e também na sua semente, pode garantir a você uma boa proteção contra essa doença que atinge os ossos.

Além de grande fonte de fornecimento desses minerais, as sementes de abóboras são ricas em zinco, ferro, cobre, proteínas e vitaminas do complexo B, A e E, atuando na revigoração do metabolismo e dando mais disposição para a realização das tarefas do dia a dia.

As sementes de abóbora podem ser usadas em vários tipos de pratos, como saladas e sopas, além de serem torradas e servidas como aperitivo ou acompanhamento de outros pratos.

Leia Também:  Sementes para emagrecer - As 4 melhores sementes para emagrecer

Sobre a osteoporose

A osteoporose pode causar fraturas nos ossos

A osteoporose é uma doença que progride lentamente, à medida que os níveis de estrógeno começam a cair, dificultando a absorção de cálcio pelos ossos. Com isso, os ossos passam a ficar esburacados e quebradiços, se tornando muito frágeis, aumentando os riscos de fratura.

Trata-se de uma patologia silenciosa, e os sintomas só são notados depois de algum tempo, quando surgem as fraturas, fortes dores ósseas, principalmente na região lombar, e a redução da estatura, devido ao colapso das vértebras da coluna. O seu diagnóstico é feito a partir de exames como a densitometria óssea e exames de sangue.

As lesões causadas pela osteoporose são irreversíveis, daí vem a importância da prevenção, que além do consumo de alimentos saudáveis como a abóbora, deve incluir outros alimentos ricos em cálcio e vitamina D.

Praticar exercícios físicos com regularidade também ajuda a prevenir a osteoporose, já que ajuda no fortalecimento de músculos e ossos. Outro ponto importante da prevenção é a reposição hormonal de estrógeno nas mulheres.

Top