Abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara acontece hoje

A abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara parecia estar sob ameaça de não acontecer em decorrência do mal tempo, que nesses últimos dias atacou…

A abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara parecia estar sob ameaça de não acontecer em decorrência do mal tempo, que nesses últimos dias atacou o México. As chuvas castigaram a cidade sede dos jogos e com isso havia a possibilidade da cerimônia ser adiada, em um dia. O furacão Jova que passava próximo a cidade era uma das maiores preocupações. Entretanto, tudo parece que dará certo. O presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), Mario Vásquez Raña, confirmou a abertura da XVI edição do Pan-Americano para esta sexta-feira (14), no estádio Omnilife,em uma festa que suportará até 45 mil pessoas, às 22h (Brasília).

A cerimônia promete trazer  algumas das tradições do México. O que não deve faltar são mariachis. Uma vasta  lista de artistas também devem se apresentar, como Alejandro Fernandez (que gravou a música oficial dos jogos com o brasileiro Seu Jorge), Vicente Fernandez, Maná, Lila Downs e Eugenia León. Quem produziu a cerimônia foi o norte-americano Scott Givens, responsável pelas festas de abertura e fechamento do Pan do Rio em 2007. Em algum momento da apresentação, uma nuvem surgirá no centro do campo.

A equipe brasileira deverá ser a 10ª a desfilar, com o mesatenista Hugo Hoyama como porta-bandeira. Hoyama é recordista de medalhas pan-americanas do país com 14 pódios. São  519 atletas representando o Brasil, todos usando um uniforme feito pelo estilista Oskar Metsavaht, nas cores da bandeira brasileira e com ilustrações imitando o calçadão de Ipanema.

Top