As pessoas vivem buscando formas de tornar os espaços residenciais mais reconfortantes, charmosos e acolhedores. Um acessório que pode contribuir com este propósito é o abajur.
O abajur de papel acrescenta uma luz suave no ambiente. (Foto:Divulgação)
O papel surpreendente do abajur
O abajur é um item que contribui com a decoração de diferentes ambientes da casa. Ele pode ser usado para iluminar principalmente o quarto e a sala de estar, criando uma luz mais suave e difusa do que a do teto.
No mercado é possível encontrar uma enorme variedade de abajures, que se distinguem com relação ao formato, materiais e cores. Algumas peças são tão surpreendentes que, além de iluminar, criam diferentes efeitos estéticos.
Quem deseja obter um abajur personalizado e exclusivo pode apostar em uma técnica artesanal para fazer o acessório. É possível trabalhar com materiais bem simples e obter resultados incríveis, como é o caso do papel.
O papel pode servir para criar toda a estrutura do abajur ou simplesmente para revestir a cúpula, tudo depende do tipo de material disponível, da técnica e da criatividade.
Como fazer abajur de papel?
Basta uma folha para começar a fazer o abajur. (Foto:Divulgação)
O abajur de papel é uma peça simples, elegante e que permite criar uma luz suave nos cômodos da casa. Por causa dos seus espaços vazados, a iluminação adquire um efeito bem interessante.
Materiais: Papel da sua preferência, conjunto de fiação para cúpula, lâmpada, tesoura e cola branca.
Passo-a-passo
1. Pegue uma folha de papel A4 que combine com a sua personalidade ou estilo da decoração. Ela pode ser de uma cor diferente ou toda ilustrada.
2. A largura da folha será a altura do abajur, ou seja, o resultado será uma peça pequena e discreta. Se a intenção é confeccionar um artigo maior, então é possível trabalhar com o A3.
3. Dobre o papel ao meio.
É necessário fazer os recortes. (Foto:Divulgação)
4. Faça cortes na parte dobrada do papel, respeitando um intervalo 2,5 cm. Os recortes podem adotar outros formatos para deixar a iluminação com efeito, como borboletas, coração e estrelas.
5. Desdobre o papel e, em seguida, enrole-o (com a largura do papel virada para você).
6. Cole o papel com cola branca.
7. Depois que a estrutura do abajur for montada com papel, é necessário adaptá-la ao sistema de luz do abajur (soquete, fio e lâmpada). Quanto mais durinho for o papel, mais fácil será a tarefa de deixar a peça firme.
A colagem deve deixar o abajur com formato de cilindro. (Foto:Divulgação)
Observação
• É importante que o abajur de papel adquira o formato de cilindro.
• A circunferência do abajur não pode deixar a lâmpada com tanto contato com o papel.
• A cola usada deve ser simples e não Super Bonder.