Abajur de papel: como fazer

Abajur de papel: como fazer

As pessoas vivem buscando formas de tornar os espaços residenciais mais reconfortantes, charmosos e acolhedores. Um acessório que pode contribuir com este propósito é…

Por Isabella Moretti em 30/08/2013

As pessoas vivem buscando formas de tornar os espaços residenciais mais reconfortantes, charmosos e acolhedores. Um acessório que pode contribuir com este propósito é o abajur.

O abajur de papel acrescenta uma luz suave no ambiente. (Foto:Divulgação)

O papel surpreendente do abajur

O abajur é um item que contribui com a decoração de diferentes ambientes da casa. Ele pode ser usado para iluminar principalmente o quarto e a sala de estar, criando uma luz mais suave e difusa do que a do teto.

No mercado é possível encontrar uma enorme variedade de abajures, que se distinguem com relação ao formato, materiais e cores. Algumas peças são tão surpreendentes que, além de iluminar, criam diferentes efeitos estéticos.

Quem deseja obter um abajur personalizado e exclusivo pode apostar em uma técnica artesanal para fazer o acessório. É possível trabalhar com materiais bem simples e obter resultados incríveis, como é o caso do papel.

O papel pode servir para criar toda a estrutura do abajur ou simplesmente para revestir a cúpula, tudo depende do tipo de material disponível, da técnica e da criatividade.

Como fazer abajur de papel?

Basta uma folha para começar a fazer o abajur. (Foto:Divulgação)

O abajur de papel é uma peça simples, elegante e que permite criar uma luz suave nos cômodos da casa. Por causa dos seus espaços vazados, a iluminação adquire um efeito bem interessante.

Materiais: Papel da sua preferência, conjunto de fiação para cúpula, lâmpada, tesoura e cola branca.

Passo-a-passo

1. Pegue uma folha de papel A4 que combine com a sua personalidade ou estilo da decoração. Ela pode ser de uma cor diferente ou toda ilustrada.

2. A largura da folha será a altura do abajur, ou seja, o resultado será uma peça pequena e discreta. Se a intenção é confeccionar um artigo maior, então é possível trabalhar com o A3.

3. Dobre o papel ao meio.

É necessário fazer os recortes. (Foto:Divulgação)

4. Faça cortes na parte dobrada do papel, respeitando um intervalo 2,5 cm. Os recortes podem adotar outros formatos para deixar a iluminação com efeito, como borboletas, coração e estrelas.

5. Desdobre o papel e, em seguida, enrole-o (com a largura do papel virada para você).

6. Cole o papel com cola branca.

7. Depois que a estrutura do abajur for montada com papel, é necessário adaptá-la ao sistema de luz do abajur (soquete, fio e lâmpada). Quanto mais durinho for o papel, mais fácil será a tarefa de deixar a peça firme.

A colagem deve deixar o abajur com formato de cilindro. (Foto:Divulgação)

Observação

• É importante que o abajur de papel adquira o formato de cilindro.

• A circunferência do abajur não pode deixar a lâmpada com tanto contato com o papel.

• A cola usada deve ser simples e não Super Bonder.

Top