A TAM já está operando com internet e celular em seus voos

A TAM Linhas Aéreas anunciou em julho deste ano que seus voos internacionais estariam equipados com o sistema OnAir, para a utilização de internet…

A TAM Linhas Aéreas anunciou em julho deste ano que seus voos internacionais estariam equipados com o sistema OnAir, para a utilização de internet e celular no avião. Desde outubro desse ano, a TAM equipou seu AirBus A320 com o serviço, que já está disponível para os usuários.

Em comunicado oficial, José Zaidan Maluf, vice-presidente de Suprimentos e Contratos da TAM Linhas Aéreas afirma: “Nossos passageiros querem estar conectados durante os voos. Percebemos isso com a popularidade dos serviços OnAir em nossas aeronaves de rotas domésticas. Não há dúvida de que a conectividade a bordo se tornará onipresente e estamos determinados a liderar esse movimento. É por isso que seremos a primeira companhia das Américas a oferecer serviços completos de conectividade via celular e WiFi a todos os passageiros em nossa frota internacional”.

O que é o serviço OnAir?

O serviço OnAir põe os usuários de celular em roaming internacional assim que o avião atinge 4 mil metros de altura. O uso será cobrado pela operadora, na conta do aparelho, e a tarifa é definida pelas operadoras. A TAM informa que até o fim de 2011, 29 aviões serão equipados com o sistema, o que ainda não foi confirmado.

Segundo a autorização outorgada pela Anatel, a OnAir terá o direito de oferecer o serviço em modo experimental no período de dois anos. Durante essa fase experimental, a empresa deverá encaminhar relatórios semestrais à Anatel, informando a desempenho do sistema. De acordo com as informações enviadas pela empresa, a Anatel analisará a criação de uma regulamentação específica.

Antes proibido, o uso de celulares a bordo foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em agosto desse ano.

Top