A Psoríase não é uma doença contagiosa

Psoríase não é uma doença contagiosa! Muitas pessoas, por não saberem, ficam impressionadas com as lesões que acometem a pele dos portadores de psoríase…


Psoríase não é uma doença contagiosa!

Muitas pessoas, por não saberem, ficam impressionadas com as lesões que acometem a pele dos portadores de psoríase e acreditam que, devido a sua apresentação, podem ser contagiosas. Um grande equívoco!

A psoríase é uma doença auto-imune (de origem genética), crônica, de origem desconhecida, que afeta pele e até mesmo articulações. As lesões características da pele são placas avermelhadas e descamativas, bem delimitadas, que acometem principalmente as partes extensoras dos membros, podendo afetar qualquer parte do corpo. É uma doença que raramente é fatal, porém possui grande impacto na qualidade de vida dos pacientes, principalmente por não existir cura até o momento.

Quanto à epidemiologia, essa doença afeta de 0,05% a 3% da população mundial, sendo igualmente prevalente em ambos os sexos (masculino e feminino), assim como pode ocorrer em qualquer idade.

Um caso que ficou muito conhecido na mídia é o do ex-vocalista do Oasis, Liam Gallagher, o qual é portador da doença. Ele mesmo relatou várias vezes que possui psoríase em todo o corpo, exceto na face.

O quadro clínico da doença varia quanto ao tipo de psoríase que o indivíduo possui, sendo que cada caso é um caso. De modo geral, existem oito tipos de psoríase, sendo elas: psoríase vulvar, psoríase em gota, psoríase ungueal, psoríase palmato-plantar, psoríase invertida, psoríase eritrodérmica, psoríase pustulosa e psoríase bucal.

Dentre os fatores desencadeantes da doença estão:

  • Fator climático. O clima quente e a luz são benéficos para os portadores, sendo que o clima frio é totalmente maléfico para os indivíduos em questão;
  • Traumas físicos podem colaborar com o aparecimento de uma lesão psoriática, dando início a doença;
  • Infecções;
  • Drogas. Algumas substâncias que podem estar envolvidas com a exacerbação da psoríase são: lítio, beta-bloqueadores, anti-maláricos, inibidores da enzima conversora em angiotensina, tetracíclicos, antiinflamatórios não hormonais e interferons;
  • Estresse psíquico. Piora de 30 a 40% dos casos;
  • Álcool e fumo. Estudos parecem mostrar que o álcool te uma maior influência na progressão da doença em homens e o tabagismo em mulheres;
Continuar Lendo  Tratamento caseiro para Olho de peixe

Muitos portadores de psoríase sofrem com o preconceito quando as pessoas acham que a doença, por passar uma má impressão, pode se transmitida para as outras pessoas.

A psoríase é uma doença complexa, mas de contagiosa ela não tem nada!

Top