A origem e significado do natal

O natal como todos sabem é uma comemoração religiosa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Na maior parte dos países o natal é…

Por Redacao em 20/11/2015

O natal como todos sabem é uma comemoração religiosa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Na maior parte dos países o natal é comemorado no dia 25 de dezembro, assim que ultrapassa a meia noite do dia 24, entretanto, existem alguns países que comemoram o natal no dia 07 de janeiro. Continue conosco e veja mais sobre a origem e significado do Natal.

A origem e significado do Natal (Foto: Divulgação)

A origem e significado do Natal (Foto: Divulgação)

A origem e significado do Natal

Nos tempos atuais o Natal ganha cada dia mais força não só por motivos religiosos, como também pela grande indústria do comércio, que visa aumentar suas vendas nessa época do ano, já que, tradicionalmente o natal é uma data em que as pessoas trocam presentes. Mas a origem e significado do Natal está muito longe do a data comercial que se tornou.

Natal uma festa cristã (Foto: Divulgação)

Natal uma festa cristã (Foto: Divulgação)

Veja aqui também: Campanha Natal sem fome 2015

O nascimento de Jesus Cristo:

Definitivamente Jesus não nasceu no mês de dezembro. A partir da passagem se referindo a noite do nascimento de Cristo: “… havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.” Segundo estudiosos, o mês de dezembro na Judeia já era inverno, e os pastores retiravam suas ovelhas dos campos ainda em outubro, para protegê-las do frio. Algumas passagens na bíblia revelam que no período do inverno, o tempo era frio, e trazia muitas tempestades.

Papai Noel simbolismo do Natal (Foto: Divulgação)

Papai Noel simbolismo do Natal (Foto: Divulgação)

Origem pagã:

O natal não teve sua origem proveniente do cristianismo, pelo contrário. Na verdade, o que hoje é comemorado o natal, era uma festa do paganismo para comemorar o nascimento do Deus Sol. Devido à popularidade da festa, e a quantidade de pessoas que participavam da comemoração, cristãos ou não, ao invés de a Igreja Católica Romana do século IV vetar e se opor a já tradicional festa, apenas mudou o seu significado, e o natal passou a ser comemorado o nascimento de Jesus. Muitos desentendimentos surgiram pelo fato de cristãos aceitarem uma festa pagã como sendo uma festa do cristianismo.

Confira aqui também: Natal – 25 de dezembro

A neve ocorre no Natal europeu, pois em dezembro lá é inverno (Foto: Divulgação)

A neve ocorre no Natal europeu, pois em dezembro lá é inverno (Foto: Divulgação)

Símbolos e significados:

Todos os itens natalinos têm alguma origem e significado, como:

Papai Noel: O bom velhinho que sai distribuindo presentes foi baseado em Nicolau, um bispo nascido na Turquia. De família rica, Nicolau era o responsável por doações de moedas de ouro para às famílias mais necessitadas, entretanto, nunca revelava suas benfeitorias. Com o passar dos anos, a história foi se modificando, e ganhando cada vez mais fantasias, até chegar ao que conhecemos hoje.

Presépio: É uma reprodução da cena do nascimento de Jesus, e sua origem foi atribuída a São Francisco de Assis, no século XIII. A intenção era tornar a comemoração natalina o mais real possível.

Árvore de Natal: Muitas são as lendas envolvendo a origem deste famoso item no natal, alguns deles apontam a Alemanha como terra oficial da árvore de natal. Uma das lendas conta que padre Martinho Lutero, ao voltar para a casa, percebeu a beleza de um pinheiro no inverno, e o levou para a sua casa para decorá-lo.

Top