A origem do Dia das Crianças

A origem do Dia das Crianças aconteceu no Brasil em 1924, mas a data comemorativa só passou a ser celebrada no ano de 1959,…

Por Isabella Moretti em 17/09/2015

A origem do Dia das Crianças aconteceu no Brasil em 1924, mas a data comemorativa só passou a ser celebrada no ano de 1959, após uma famosa marca de brinquedos promover uma campanha para ajudar na venda de produtos infantis.

A origem do dia das crianças. (Foto Ilustrativa)

O dia das crianças é comemorado em diferentes países, apesar de existir uma data mundial para celebrar o dia dos pequenos, cada país adaptou a comemoração no calendário de acordo com a sua própria cultura.

Veja também Como fazer festa para o dia das crianças.

A origem do Dia das Crianças

O dia das crianças surgiu em 1924 no Brasil quando o deputado federal Galdino do Vale Filho elaborou um projeto de lei, determinando o dia 12 de outubro como data oficial da criança. A ideia surgiu após o Brasil ter sediado o 3º Congresso Sul- Americano da Criança, um ano antes.

A importância da data vai muito além de comprar presentes. (Foto Ilustrativa)

Até o momento ainda não existia nenhum documento a favor da qualidade de vida das crianças. Então, no dia 20 de novembro de 1959 a UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança, determinando a alimentação, educação, saúde e segurança como parte obrigatória na vida de qualquer menor de idade e a data passou a ser considerada como o dia mundial da criança.

Porém, no Brasil e em vários outros países a origem do dia das crianças aconteceu de maneira independente e a data oficial definida pela UNICEF não se tornou tão popular, foi rejeitada principalmente pelo comércio.

Saiba quais são os eventos marcados para comemorar o dia das crianças.

Curiosidades sobre o dia das crianças

Cada país tem uma maneira diferente de comemorar o dia das crianças, aqui no Brasil a cultura de presentear a molecada teve inicio por volta de 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela lançou uma grande ação de marketing com o objetivo de influenciar as famílias a comprarem brinquedos no dia 12 de outubro, o sucesso foi absoluto e copiado nos anos seguintes por muitas outras empresas de produtos infantis.

A cultura de presentear aqui no Brasil começou por causa da fabricante de brinquedos Estrela. (Foto Ilustrativa)

O fato influenciou a data comemorativa ser uma das mais lucrativas para o comércio no país, perdendo apenas para o Natal. Como nem todas as famílias possuem condições financeiras de presentear suas crianças no dia 12 de outubro, algumas instituições organizam mutirões para doação de brinquedos e depois distribuem em comunidades carentes.

Leia mais: Curiosidades sobre o dia das crianças

Outro grande ato é promovido pelos Correios, milhares de crianças carentes enviam cartas com pedido de presentes para celebrar o seu dia, a simplicidade dos pedidos comove boa parte da população, que se dispõe para apadrinhar uma das cartinhas e tornar real tudo o que está no papel. Para contribuir com a felicidade de um dos pequenos, basta escolher uma carta na agência dos correios mais próxima.

Celebre essa data ajudando uma criança carente. (Foto Ilustrativa)

E aí? Achou interessante a origem do dia das crianças? Deixe um comentário. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre essa data comemorativa.

Top