A origem da missa do galo

Na passagem do dia 24 de dezembro para o dia 25, a meia noite, é costume passar na TV, a missa do Galo, tradicionalmente, transmitida por alguns canais de televisão em nosso país. A única emissora que transmite a missa do Galo, em tempo real para os brasileiros, é a Rede Vida, pontualmente às 21hs (Horário de Brasília).

Os demais canais que transmitem a missa do Galo como a Rede Globo e a TV Cultura,  exibem a missa  gravada, horas antes, pois o horário em que a Missa acontece é a meia noite, no Vaticano, e devido à diferença de fuso horário com o Brasil, a missa não é transmitida ao vivo por esses canais.

A missa do Galo é uma tradição mundial, que se realiza todo ano!

A missa do Galo é uma tradição mundial que se realiza todo ano. (Foto: Divulgação)

Origem da Missa do Galo

A Missa do Galo foi de fato estabelecida como tradição pelo Papa São Telesforo, ainda no ano 143. Existem algumas lendas justificando o porquê do nome “Missa do “Galo”, e o motivo pelo qual ela acontece à meia noite. Uma delas diz que o nome surgiu devido uma história sobre um galo que supostamente havia cantado no dia do nascimento de Jesus Cristo.

Lenda da Origem do Galo

Outra lenda, também explicando a origem do nome da missa, é que antigamente, as missas que aconteciam no natal tinham longos períodos de duração, e terminavam muito tarde, e ao irem embora para suas casas, as pessoas podiam ouvir o som dos galos cantando, logo, deram o nome de “Missa do Galo”, por este motivo.

A missa do galo acontece todos os anos e muitas pessoas não sabem muito sobre a celebração (Foto: Divulgação)

Outra razão pelo qual a missa recebe este nome foi explicada pelo Monsenhor José Roberto Rodrigues Devellard, Coordenador da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no ano de 2006. Segundo ele, o nome “Missa do Galo” surgiu pelo motivo de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar, portanto, o fato da missa ser celebrada a meia noite significa que é possível encontrar luz no meio da noite.

O que explica, também, a referência ao animal Galo ao darem o nome à missa, é que no antigo império romano, a ave era considerada sagrada, e representava vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Como supostamente a ave é a primeira a ver a luz do dia, significa que ao cantar para os primeiros raios de luz solar, o galo reverência, antes de qualquer coisa, a Jesus Cristo.

A missa do galo é de grande importância para católicos

Importância da missa do galo

A Missa do Galo é de suma importância para as pessoas que seguem a religião católica, tanto que quem reza a missa é o próprio papa, figura mais importante e que lidera a igreja católica. A missa faz parte do ritual tradicional do natal para algumas famílias, que após a missa, colocam a imagem do menino Jesus no presépio e trocam presentes.

Reply