A Moda Que Vem do Mar

Muitas pessoas não sabem, mais aquelas famosas conchas que tanto sucesso podem fazer entre arquitetos e decoradores de ambientes, podem também ter o seu…

Por Redacao em 13/03/2011

Muitas pessoas não sabem, mais aquelas famosas conchas que tanto sucesso podem fazer entre arquitetos e decoradores de ambientes, podem também ter o seu valor no que se refere ao mundo da moda e seja em botões ou chapéus a verdade é que ela tem um grande valor nesse mundo fashion tão cheio de sutilezas e mistérios.

As conchas podem ser usadas como botões, porém é sabido que desde os tempos mais remotos a madrepérola que é extraída das conchas do mar é a matéria prima mais importante dos botões. Estilistas como Issey Miyake se inspiram nesses elementos marinhos em suas criações e foi num desses momentos mágicos que ela fez um casaco em forma de uma grande e maravilhosa concha, toda ondulada.

Já outros estilistas desenharam chapéus nesse mesmo formato. Além disso, não podemos deixar de reconhecer o quanto um botão de madrepérola é capaz de fazer a diferença em qualquer peça que se use, como por exemplo um cardigã com um botão de madrepérola e outro com qualquer outro material que não de madrepérola.

As conchas também se fazem presentes nas mãos dos grandes mestres do bordado, sendo um motivo recorrente que aparece decorando brasões e escudos.

Podemos encontrar conchas misturadas com flores e frutas em belos quadros de natureza morta, assim como encontramos nos principais museus na Europa, objetos variados representados com seu formato, esculpidas ou incrustadas, a verdade é que lá estão elas por todos os lados que olhemos e nas mais diferentes formas artísticas que se possa imaginar.

As conchas aparecem ainda nos puxadores de moveis, nas estampas de diversos tecidos, etc. A verdade é que a inspiração para a moda também vem do mar em sua forma mais simples e bela.

Bem antes do vidro, da cerâmica ou do metal o homem primitivo já utilizava as conchas como adorno, para enfeitar as suas vestes e o seu corpo. Alguns tipos de conchas eram até mesmo usadas como trombetas devido a capacidade que tem de fazer com que o som se projetasse muito além daquilo que a voz humana é capaz de projetar.

Outras conchas eram transformadas em armas, em recipientes para liquido, em talheres, em pratos, e muitos outros utensílios. As conchas também ganharam um significado simbólico especialmente no universo de crenças religiosas passando a serem usadas até como amuleto.

Algumas culturas primitivas a tinham como símbolo de poder e status. Por todos os lugares do mundo pode-se encontrar uma infinidade de tipos de conchas que se transformam em colares, em brincos, em contas, bolsas, máscaras, enfeites para cabelos.

Top