A Moda Que Vem do Mar

PUBLICIDADE

Muitas pessoas não sabem, mais aquelas famosas conchas que tanto sucesso podem fazer entre arquitetos e decoradores de ambientes, podem também ter o seu valor no que se refere ao mundo da moda e seja em botões ou chapéus a verdade é que ela tem um grande valor nesse mundo fashion tão cheio de sutilezas e mistérios.

As conchas podem ser usadas como botões, porém é sabido que desde os tempos mais remotos a madrepérola que é extraída das conchas do mar é a matéria prima mais importante dos botões. Estilistas como Issey Miyake se inspiram nesses elementos marinhos em suas criações e foi num desses momentos mágicos que ela fez um casaco em forma de uma grande e maravilhosa concha, toda ondulada.

Já outros estilistas desenharam chapéus nesse mesmo formato. Além disso, não podemos deixar de reconhecer o quanto um botão de madrepérola é capaz de fazer a diferença em qualquer peça que se use, como por exemplo um cardigã com um botão de madrepérola e outro com qualquer outro material que não de madrepérola.

PUBLICIDADE

As conchas também se fazem presentes nas mãos dos grandes mestres do bordado, sendo um motivo recorrente que aparece decorando brasões e escudos.

Podemos encontrar conchas misturadas com flores e frutas em belos quadros de natureza morta, assim como encontramos nos principais museus na Europa, objetos variados representados com seu formato, esculpidas ou incrustadas, a verdade é que lá estão elas por todos os lados que olhemos e nas mais diferentes formas artísticas que se possa imaginar.

As conchas aparecem ainda nos puxadores de moveis, nas estampas de diversos tecidos, etc. A verdade é que a inspiração para a moda também vem do mar em sua forma mais simples e bela.

Bem antes do vidro, da cerâmica ou do metal o homem primitivo já utilizava as conchas como adorno, para enfeitar as suas vestes e o seu corpo. Alguns tipos de conchas eram até mesmo usadas como trombetas devido a capacidade que tem de fazer com que o som se projetasse muito além daquilo que a voz humana é capaz de projetar.

Outras conchas eram transformadas em armas, em recipientes para liquido, em talheres, em pratos, e muitos outros utensílios. As conchas também ganharam um significado simbólico especialmente no universo de crenças religiosas passando a serem usadas até como amuleto.

Algumas culturas primitivas a tinham como símbolo de poder e status. Por todos os lugares do mundo pode-se encontrar uma infinidade de tipos de conchas que se transformam em colares, em brincos, em contas, bolsas, máscaras, enfeites para cabelos.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.