A importância do filtro solar no inverno

O protetor solar é um aliado essencial no combate às manchas, queimaduras e, principalmente, ao câncer de pele. O que muita gente não sabe…

Por Editorial MDT em 25/04/2012

O protetor solar é um aliado essencial no combate às manchas, queimaduras e, principalmente, ao câncer de pele. O que muita gente não sabe é que seu uso é indispensável também nos dias de inverno. Sabendo disso, separamos algumas informações a respeito da importância do filtro solar durante a estação mais fria do ano. Confira.

O filtro solar é essencial na prevenção do câncer de pele

Proteção essencial nos dias de inverno

Todo mundo conhece os benefícios que o filtro solar oferece a nossa pele. Eles atuam na prevenção de uma vasta gama de problemas cutâneos, desde os mais simples aos mais graves. Porém, muitas pessoas esquecem que ele deve ser usado também durante os dias de frio. Mesmo nos dias em que o Sol não costuma aparecer, a proteção deve existir, porque a radiação ultravioleta está presente e é a principal responsável pelos malefícios trazidos à pele, justificando seu uso.

Efeito cumulativo

O câncer de pele é resultado do efeito cumulativo das radiações. Em geral ele costuma aparecer entre os 30 e 40 anos de idade, diante de uma exposição exageradas aos raios UVA e UVB. Como, mesmo nos dias nublados, menos de 40% da radiação é filtrada pelas nuvens e camada de ozônio, é essencial manter a pele protegida com um creme que cubra tanto os raios do tipo A como os do tipo B, independente da temperatura ambiente ou da presença de luminosidade.

O valor do fator de proteção solar deve ser, no mínimo, de 30.

Escolhendo o fator de proteção ideal

Especialistas afirmam que o fator de proteção ideal para qualquer tipo de pele é em torno de FPS 30. Eles recomendam esse valor por, em geral, os indivíduos não obedecerem ao intervalo ideal entre as exposições solares. Vale ressaltar que os intervalos recomendados para uma exposição solar menos maléfica são até às 10 horas da manhã e depois das 16 horas.

Qual o melhor: creme ou gel?

Através das características da pele de cada indivíduo, será possível escolher entre o filtro solar do tipo creme ou tipo gel. Caso a pele seja mais ressecada, o ideal é optar por protetor solares com textura em creme. Da mesma forma, é preciso avaliar a época do ano, ou seja, durante o inverno, a pele costuma ficar mais seca, o que indica a escolha de um filtro solar mais cremoso.

Outros efeitos da radiação solar durante o inverno

Além do câncer de pele, a constante exposição aos raios ultravioletas pode trazer outros malefícios para saúde, como por exemplo:

  • Aparecimento de manchas;
  • Aparecimento de pintas;
  • Envelhecimento precoce;
  • Sardas.

O uso do protetor solar é recomendado até mesmo durante o inverno

O uso do filtro solar é extremamente necessário durante todos os dias do ano. Por isso, independente de sua cor de pele, antes de se expor ao Sol, o recomendado é se proteger, realizando a aplicação do protetor solar. Uma atitude simples que colabora para prevenção de problemas sérios.

Top