A importância de consumir líquidos no verão

Fique por dentro de alguns cuidados necessários no verão e saiba por que é tão importante ingerir líquidos na estação mais quente do ano. Confira!

Por Redacao em 24/01/2012

No verão tudo é muito bom  mas é preciso tomar alguns cuidados com a saúde como se hidratar corretamente, por exemplo, o que é fundamental nessa estação. Fique atento e saiba alguns cuidados a serem tomados nos dias mais quentes do ano e aprenda mais sobre porque é tão importante ingerir líquidos. Veja:

Cuidados com a saúde no verão (Foto: Divulgação)

No verão as pessoas gostam muito de viajar, principalmente de ir às praias e aproveitar os finais de semana que costuma fazer muito calor. Mas é preciso tomar cuidado com as altas temperaturas; veja alguns:

Tomar sol: é preciso tomar muito cuidado com o tempo em que você costuma se expor ao sol para pegar aquele famoso bronzeado, pois ficar muito tempo sob os raios UV pode causar problemas à saúde como queimaduras (ficar com o corpo vermelho e doendo demais) e até outros mais graves como o câncer de pele. O ideal é tomar sol antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas porque nesses horários o sol já não está tão forte; e nunca deve-se esquecer o protetor ou bloqueador solar que deve ser do fator certo para a sua pele, para quem tem a pele branca o correto é usar fator a partir dos 30. Os médicos recomendam não usar bronzeador. Com as crianças e idosos os cuidados devem ser redobrados.

Se prevenir: usar óculos, chapéus, bonés, sombrinhas também é muito importante e útil para se proteger dos raios ultravioletas, pois evita além do contato direto com o sol, prejudicar seus olhos e possíveis com dores de cabeça mais tarde.

Consuma alimentos leves como frutas e verduras (Foto: Divulgação)

Frutas e verduras: já é mais que provado o bem que as frutas e legumes fazem ao nosso organismo, e nessa estação o nosso metabolismo sofre uma desaceleração natural e do desvio de energia para digestão dica mais devagar, então nada melhor e saudável do que comer frutas e legumes que contém vitaminas e nutrientes fundamentais para o nosso corpo. Frutas como melancia, melão, caju, manga, morango, pêssego, cereja, tomate são essenciais e são perfeitas para os mais diferentes sucos. Coma uma quantia menor de carne nesse período e abuse das verduras e legumes, seu organismo agradece.

O consumo de líquidos é indispensável (Foto: Divulgação)

Por que consumir líquidos?

Todo o mundo já deve ter ouvido que “quanto mais ingerir líquidos melhor para o seu organismo” e isso é verdade, pois com as altas temperaturas as pessoas transpiram mais e com isso elas perdem líquido, ou seja, o nosso corpo fica sujeito a desidratação, então nada mais importante que beber bastante água, sucos de frutas, chás naturais… Quando sentimos sede, é sinal de que o organismo já está em estado de desidratação, portanto não espere, ingira líquidos para um corpo mais saudável; esse é um dos problemas que mais ocorrem durante o verão, então fique fora dessa!

Top