A iluminação ideal para a cozinha

A cozinha é a área gastronômica da casa, onde os alimentos são preparados e, algumas vezes, local em que a família se reúne à…

A cozinha é a área gastronômica da casa, onde os alimentos são preparados e, algumas vezes, local em que a família se reúne à espera das refeições. Por essa razão, a iluminação da cozinha deve ser especial, de qualidade e com algumas observações.

Iluminação pontual

Há áreas específicas que precisam de spots de luz direcionados, é o caso da pia e do fogão. A localização das luzes pontuais deve ser feita onde a dona de casa vai trabalhar, para garantir que não haverá sombra e que a luz estará  iluminando tudo. Uma boa dica é colocar um ponto de luz atrás dos gabinetes ou armários, dessa forma não haverá contato direto da luz com os olhos e evita-se irritação ocular.

Se a cozinha tiver uma mesa de refeições ou ilha central de trabalho (como a foto acima), é aconselhável colocar um ponto de luz que pode ser um lustre pequeno (na hora de instalar, tenha cuidado para não gerar ofuscamento na visão daqueles que sentarão à mesa, a luz não pode ficar na altura dos olhos de quem está sentado), plafond ou mesmo lâmpadas embutidas no forro do teto.

Iluminação acolhedora

Nada é pior do que entrar em um ambiente e se sentir mal com tanta iluminação. Embora a cozinha deva ser bem iluminada, ela precisa também gerar conforto para quem entra e, também, para quem irá trabalhar na preparação dos alimentos. O nível de iluminação recomendado é de 300 a 500 lux.

Uma dica é mesclar o tipo de luz, usando lâmpadas fluorescentes em alguns pontos e  incandescentes em outros. Caso  opte por lâmpadas halógenas ou incandescentes, a sugestão é usar um “dimmer”, que tem a função de variar o nível de iluminação atendendo a necessidade do momento.

Leia Também:  Lista de casamento CVC - como fazer

Iluminação natural 

É importante manter janelas abertas e permitir que a iluminação natural entre na cozinha, porque o local pode exalar cheiros fortes como de frituras e gorduras e com a ventilação natural, é mais fácil de controlar e deixar o restante da casa sem o odor desagradável. Além de tudo isso, a iluminação natural, transmite uma sensação de saúde e bem estar, requisitos fundamentais para a cozinha.

Na disposição dos móveis grandes, é necessário cuidado para que não sejam colocados próximos ou na frente das janelas ou portas e impeçam a ventilação e a entrada de iluminação natural no ambiente.

Com bom senso e de acordo com as necessidades da sua cozinha, sua decoração deixará esse espaço da casa, elegante, confortável e sofisticado.

Top