A história do dia das mães, o início, as datas

A história do dia das mães, o início, as datas

Saiba tudo sobre a história do dia das mães, o início, as datas e a origem dessa comemoração tão especial. Essa data vem sendo…

Por Élida Santos em 24/04/2015

Saiba tudo sobre a história do dia das mães, o início, as datas e a origem dessa comemoração tão especial. Essa data vem sendo largamente difundida ao longo das décadas, com o propósito de fazer uma homenagem às mamães do mundo todo. Nessa ocasião, os filhos distribuem presentes e expressam todo o afeto através de mensagens cariosas.

A história do dia das mães, o início, as datas. (Foto: Divulgação)

A mãe é, de longe, o maior exemplo de amor que conhecemos na vida. Ela cuida do seu filho desde o primeiro suspiro e está presente em todos os momentos, até mesmo nos mais difíceis. Essa mulher, movida pelo instinto de proteção, faz de tudo para amparar o filho nos momentos ruins e dá conselhos preciosos para que ele se transforme em um adulto de bom coração. Sendo a mãe uma figura tão importante, o seu dia não pode passar em branco.

Leia mais: Presentes criativos para o Dia das Mães

A história do dia das mães, o início, as datas

O dia das mães vem sendo comemorado há muitos e muitos anos, sempre com a intenção de prestigiar a maternidade e os laços estabelecidos por ela. Confira a seguir tudo sobre a história do dia das mães, o início, as datas:

A história do dia das mães

No dia 10 de maio desse ano será comemorado o Dia das Mães 2015. No Brasil, essa celebração acontece no segundo domingo do mês de maio. Existem muitas versões da origem dessa comemoração em várias partes do mundo. Uma dessas histórias diz que a festividade começou no início do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e ficou doente, em depressão pelo ocorrido. Com a finalidade de animar a amiga um grupo criou uma festa em memória da mãe falecida. Em pouco tempo, em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou a data.

Anna Jarvis. (Foto: Divulgação)

Outra versão para o início da comemoração é ainda mais antiga, vinda da Grécia. Acredita-se que nessa época em que o país era o berço da humanidade a festividade era motivada pela entrada da primavera, onde o dia era de homenagem a Reia, a Mãe dos deuses.

No começo do século XVII, a Inglaterra passou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nessa data as trabalhadoras tinham uma folga para ficar com as mães, em casa. Era chamado de “Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para feito especialmente para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Aqui no Brasil tudo começou em 1932, quando o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Veja também: Frases lindas para o Dia das Mães 2015

Datas do dia das mães pelo mundo

Amor de mãe não se mede. (Foto: Divulgação)

Veja abaixo o calendário e alguns países para a comemoração desse dia especial:

Datas fixas

– 3 de março: Geórgia;
– 8 de março: Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Roménia , Moldavia, Butão;
– 21 de março: Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait;
– 7 de abril: Grécia
– 10 de maio: México, Guatemala, Bahrein, Hong Kong, Índia, Malásia, Qatar, Singapura;
– 15 de maio: Paraguai;
– 26 de maio: Polônia;
– 27 de maio: Bolívia, República Dominicana;
– 12 de agosto: Tailândia;
– 15 de agosto: Bélgica e Costa Rica (Assunção de Maria)
– 8 de dezembro: Panamá

Dias variáveis no mês

A data pode variar de um país para o outro. (Foto: Divulgação)

– Segundo domingo de fevereiro: Noruega;
– Primeiro domingo de maio: Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Espanha, Moçambique, Angola;
– Segundo domingo de maio: África do Sul, Austrália, Bélgica, Brasil, China,Colômbia, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Panamá,Grécia, Itália, Japão, Canadá, Cuba, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela;
– Último domingo de maio: França e Suécia;
– Terceiro domingo de outubro: Argentina e Bielorrússia;
– Começo de outubro: Índia;

Dias variáveis no ano

Primeiro Dia da Primavera: Palestina, Líbano;
2 semanas antes do Natal: Jugoslávia.

Saiba mais: Cartões de Dia das Mães: passo a passo

Agora que você já conhece a história do dia das mães, o início, as datas, não deixe de celebrar essa data tão especial ao lado da pessoa que mais te ama no mundo. E lembre-se: dia das mães é todo dia!

Top