A fortuna acumulada por Steve Jobs

A fortuna acumulada por Steve Jobs

Um dos maiores valores de importância para Apple que quantifica a existência de Steve Jobs é de fato o próprio valor da empresa. Steve…

Por Redacao em 06/10/2011

Um dos maiores valores de importância para Apple que quantifica a existência de Steve Jobs é de fato o próprio valor da empresa. Steve Jobs é responsável por revolucionar diversas vezes a história da Apple.

O maior exemplo disso é quando Jobs retornou à companhia, depois de 10 anos de afastamento em decorrência de brigas, e fez com que a empresa que valia 3 bilhões dólares na época, reinasse sob a taxa de mais de 340 bilhões de dólares (cifra do mês de agosto deste ano). Sim, ele conseguiu fazer com que a Apple aumentasse seu valor em 113 vezes.

A empresa em 1996 estava se afundando em prejuízos, estimado em pouco mais de 800 milhões de dólares. Estava se desmoronando aos poucos sem a presença de seu criador.

Steve Jobs criou a Apple na garagem de casa, junto a seu amigo Steve Wozniak. Ele, com certeza, não imaginou que um dia teria que ser ver afastado – por 10 anos – da empresa que desenhou por causa de desavenças pessoais. Durante esses anos Jobs se dedicou a trabalhos e criações, como por exemplo o NeXT, que a própria Apple comprou por 400 milhões de dólares.

Entretanto, a equipe aparentemente deve ter reconhecido que a empresa não era nada sem seu fundador. Convidou então Jobs a assumir, novamente, o cargo de CEO da companhia. Ele aceitou e sabia que o processo dali em diante não seria nada fácil, já que teria que tirar a Apple do buraco.

Nos primeiro anos, o gênio enfrentou algumas dificuldades e os resultados não foram imediatos. Porém, por ser ambicioso e possuir a ideologia de querer mudar o mundo, Steve elevou para 14 bilhões os ganhos da companhia.

Em 2000, a Apple pareceu ter atingido o auge da tecnologia, quando o executivo sacou que deveria diversificar o portfólio, criou então o iPod, em seguida o iPhone e mais tarde o iPad. Com essas invenções, a empresa conseguiu chegar no lugar que ocupa hoje: a melhor companhia de produções tecnológicas do mundo.

Além do valor, Jobs aumentou em seis vezes a receita anual da empresa, de 9,8 bilhões de dólares em 1996 para 65,2 bilhões de dólares em 2010. Estima-se ainda que o faturamento da organização ultrapasse a margem de 100 bilhões de dólares este ano. O número de funcionários foi outro aspecto elevado ao positivo, de 8.000 para 50.000 pessoas trabalhando para a Apple.

Seu grande legado, construído com muito esforço, inteligência e idas e vindas em decorrência da doença (o câncer), continuará vivo por muito tempo. A Apple é o espelho da imagem de Steve Jobs, sem ele a empresa não seria o que hoje é.

Steve Jobs morreu nesta quarta-feira (5), aos 56 anos.

Top