A evolução das eleições, conheça as mudanças

A evolução das eleições, conheça as mudanças

As eleições no Brasil são realizadas no Brasil desde o século XVI para a escolha de governos locais que iriam compor os conselhos municipais…

Por Editorial MDT em 19/08/2012

As eleições no Brasil são realizadas no Brasil desde o século XVI para a escolha de governos locais que iriam compor os conselhos municipais responsáveis por cuidar da legislação de temas relacionados às cidades ou vilas. A partir de 1821, tiveram início no País, as eleições gerais para escolha de representantes das Cortes de Lisboa. Ainda no século XIX e início do século XX a prática do voto de cabresto era comum e os eleitores eram forçados a votar no candidato do coronel da localidade sob ameaças ou pelo recebimento de alguns benefícios. De lá para cá, muita coisa mudou e a evolução das eleições trouxe muitas mudanças.

Informatização do sistema com as urnas eletrônicas (Foto: divulgação)

Evolução das eleições

Até 1932, apenas os homens podiam exercer o direito de voto. As mulheres conquistaram o direito de votar apenas em 1932, durante a primeira fase do governo de Getúlio Vargas. Também neste período, o voto passou a ser secreto, o que garantia mais liberdade para o eleitor de escolher seu candidato para representá-lo perante o poder. O direito de voto para pessoas com mais de 16 anos, porém, só foi tornado lei em 1985. Pela mesma emenda constitucional, os brasileiros analfabetos passaram a votar e as eleições diretas para a presidência – que haviam sido substituídas por eleições indiretas durante o período da ditadura militar – foram restabelecidas.

O voto é um direito garantido por lei (Foto: divulgação)

Mudanças no sistema de eleições

Outras mudanças no sistema de eleições se referem às propagandas eleitorais, que puderam alcançar mais eleitores com o advento da televisão, do rádio e mais recentemente da internet. Outdoors, cavaletes com propagandas, cartazes também passaram a ser frequentes nas ruas das cidades em uma busca desenfreada por visibilidade.

Identificação biométrica (Foto: divulgação)

A evolução das eleições também se manifestou na forma como os votos eram computados. Até 1996, as pessoas votavam por meio de cédulas de papel, mas neste ano as urnas eletrônicas começaram a ser utilizadas no Brasil, inicialmente nas capitais.

Leia também: Eleições municipais de 2012: datas

Como conseguir segunda via de título de eleitor

Hoje, todo o sistema é informatizado e nessa eleição 295 cidades de 24 estados terão a votação biométrica, em que o eleitor é identificado por meio de sua impressão digital. No dia das eleições 2012, que neste ano acontecerão em 10 de outubro, o  eleitor deve se dirigir ao local de votação portando o seu título de eleitor e seu documento de identidade com uma foto, que pode ser tanto o RG, quanto a carteira de habilitação, carteira de trabalho, carteira funcional ou certificado de reservista.

Top