A diferença entre condicionador e máscara

Inúmeras mulheres trocam o condicionador pela máscara depois do uso do shampoo. Na Europa, por exemplo, o condicionador já quase não existe. A máscara…

Por Editorial MDT em 30/12/2011

Inúmeras mulheres trocam o condicionador pela máscara depois do uso do shampoo. Na Europa, por exemplo, o condicionador já quase não existe. A máscara ganhou o gosto das mulheres, mesmo porque soa como algo mais forte em questão de hidratação do que o próprio condicionador. Mas, qual a diferença entre condicionador e máscara? Essa é uma dúvida comum entre as mulheres que não sabem qual produto usar na hora do banho. Qual é melhor? Qual deve ser usado?

Diferença entre condicionador e máscara

Há quem diga que a máscara pode substituir tranquilamente o condicionador, assim como outros profissionais dizem que cada um deve ser usado no seu momento. O condicionador vem para finalizar a função do shampoo. É feita uma hidratação externa nos fios, deixando-os maleáveis para pentear. Já a máscara faz uma hidratação interna e externa, carregando positivamente os fios com queratina e demais ingredientes. Ambos selam as cutículas que foram abertas pelo shampoo.

O uso da máscara como condicionador pode ser feito, mesmo porque se usado em um tempo menor tem o efeito do condicionador e se em tempo maior, o efeito de hidratação mais profunda. Mas que não seja diariamente, pois o cabelo acostuma com aquele produto e não age mais com os ingredientes. Por isso, o condicionador deve ser usado diariamente e a máscara em intervalo de dias, como uma vez por semana.

A hidratação tradicional, aquela em que você sai do banho e deixa o produto agindo, pode ser feita em um intervalo de até 60 dias em cabelos virgens. Para cabelos quimicamente tratados, o intervalo deve ser menor, cerca de 15 dias. O interessante e indicado é fazer o uso dos dois produtos, pois a máscara hidrata e o condicionador cela as cutículas com mais eficiência.

O condicionador deve ser usado apenas do comprimento para as pontas, nada de raiz. O acúmulo do produto no couro cabeludo pode gerar caspas e demais problemas do tipo. A máscara também deve ser mantida longe da raiz. Ambos os produtos podem ser usados nos fios, mas cada um respeitando a sua função. O uso diário da máscara pode comprometer as condições do cabelo, deixando-o seco e desnutrido, ao invés do contrário.

Para um melhor aproveitamento da máscara, utilize shampoo anti resíduo e enxugue com a toalha. Depois aplique o produto e deixa agir o tempo indicado. Esse shampoo deve ser evitado em caso de cabelo com alisamentos, como escova progressiva. Sua fórmula age contra esse tipo de química.

Agora que você já sabe qual a função do condicionador e da máscara, é só escolher produtos de qualidade para ter um cabelo saudável e bonito.

 

Top