A criança tem medo do professor: o que fazer

A criança vai normalmente à escola, sempre feliz e contente. No entanto, a partir de certo momento, ela fica desesperada e não quer ir…

Por Editorial MDT em 20/03/2012

Pergunte à criança porque ela tem medo desse professor. (Foto: Divulgação)

A criança vai normalmente à escola, sempre feliz e contente. No entanto, a partir de certo momento, ela fica desesperada e não quer ir à escola de maneira alguma, fazendo muito escândalo. Então você conversa com ela e, com muita paciência, consegue tirar dela que não quer mais estudar por medo de um dos seus professores. Se o seu filho se comporta desse modo, saiba o que fazer quando a criança tem medo do professor.

Primeiro, chame a criança para ter uma conversa séria. Pergunte-lhe porque ela tem tanto medo desse professor e tente descobrir o que ele fez para que se apavore dessa maneira.

É mais comum que as crianças tenham medo de professores do sexo masculino, pois eles parecem ser mais rígidos, por terem vozes mais altas e fortes. Além do mais, eles são maiores em estatura. Esse medo geralmente surge em crianças que passam do 5º ano, antiga 4ª série para o 6º ano, antiga 5ª série, quando deixam de ter apenas uma professora para terem um educador para cada disciplina.

Os professores que lecionam nessa série não têm tanto tempo disponível para darem atenção aos alunos como a professora da série anterior tinha. Portanto, as crianças se sentem desamparadas e inseguras, principalmente porque parece que, agora, elas estão crescidas e devem ser responsáveis.

Quando as crianças passam do Fundamental I para o II, sentem-se muito inseguras por terem vários professores. (Foto: Divulgação)

Então, converse com o seu filho e explique que agora ele já é um mocinho e precisa aprender a lidar com cada um dos seus professores. Se precisar, vá à escola dele e converse com esse temido professor, pedindo para que ele dê uma atenção especial para o seu filho. Nesse encontro, você poderá conhecê-lo e verificar se ele é realmente rígido ou se é apenas o modo dele falar que se torna assustador para as crianças.

Por outro lado, fale com outras mães sobre esse assunto e pergunte-lhes o que os seus filhos acham desse professor. Se as reclamações forem gerais, talvez o problema seja com esse educador, que não está preparado para lidar com crianças pequenas. Desse modo, com outras mães, agendem uma conversa com a diretora e expliquem-lhe o temor de seus filhos.

Converse com as mães de outros alunos para saber se eles têm o mesmo problema. (Foto: Divulgação)

Entretanto, se nenhuma dessas opções funcionar e o seu filho continuar a temer esse professor com pavor da escola, a última solução seria mudar o seu filho de escola para ver se ele se adapta ao novo corpo docente. Assim, ele terá melhor rendimento nos estudos e você poderá ficar despreocupada.

Top