A arnica e seus benefícios

PUBLICIDADE
A erva é amplamente utilizada na medicina (Foto: Divulgação)

Arnica é um nome familiar para a maioria das pessoas, o motivo é que essa planta cujas propriedades curativas são muito apreciadas, pode ser encontrada em uma vasta gama de produtos medicinais, naturais ou cosméticos.  Confira os benefícios dessa famosa planta também conhecida por nomes como Leopard’s Bane, Wolf’s Bane, tabaco da montanha, erva do fumo, smokeherb  e Bruisewort.

Com mais de 50 espécies diferentes registradas na Biologia, a Arnica é uma planta de folhas simples e flores parecidas com às margaridas.  A planta contém componentes como lactonas sesquiterpênicas que ajudam a reduzir inflamação e diminuir dores. Por isso, essa erva é usada na medicina tradicional no formato de pomadas, comprimidos homeopáticos, cremes e géis para serem aplicadas em  lesões de esporte, reduzindo  a formação de hematomas.

Arnica é usada para tratar dores (Foto: Divulgação)

Tratamentos Diversos

Com essa capacidade de aliviar dores e desinflamar, a Arnica ainda é amplamente utilizada no tratamento de males como:  artrite, queimaduras, úlceras, eczemas e acne. É importante destacar que a planta ainda possui qualidades anti-bacterianas que ajudam a limpar a área machucada garantindo uma boa cicatrização de feridas.

PUBLICIDADE

Substâncias como arnisterol (arnidiol), flavonóides, timol, arnicina, anthoxanthine, tanino, resina, um polissacarídeo de inulina, mucilagem e manganês ainda compõe a benigna formação da planta curativa.  A medicina utiliza a planta em casos variados como: nódoas negras, esgotamento por excesso de esforço muscular, fraturas, contusões e vertigens.

Prevenção da Diabetes

Por também ser rica em insulina, uma substância que é absorvida através do sistema digestivo, a arnica tem a potência de reduzir os riscos de diabetes, colaborando para a melhora no funcionamento do sistema  digestivo, estimulando ainda o sistema imunológico.

Substância da planta previne diabetes (Foto: Divulgação)

Cuidados no Uso

Apesar de extremamente benéfica o uso indiscriminado da Arnica representa riscos. A planta geralmente é usada para tratar o exterior do corpo, no entanto jamais deve ser utilizada em creme ou em tintura aplicada sobre pele irritada ou ferida.

Pessoas alérgicas ainda podem apresentar reações como erupção cutânea ou prurido. Por conter uma toxina chamada helenalin, o uso interno da Arnica deve  ser somente com a  supervisão de um técnico de saúde, pois ingerir a erva pode causar tremores, tontura, vômito e problemas cardíacos.

PUBLICIDADE

Desfrute

Aproveite os produtos a base de Armica e também consulte seu médico para saber como usar de forma terapêutica. Desfrute dos benefícios dessa erva e tenha uma melhor qualidade de vida e mais saúde.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Ola pessoal, boa tarde

    Eu tenho rinite cronica, e me disseram que fazer inalação com a arnica melhora. Ferve uma folha e depois inala o vapor. Será que nao faz mal? Aguardo resposta, obrigada!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.