Faixas do caratê: cores, quais são

PUBLICIDADE

O Caratê, ou também Karatê, é uma arte marcial que começou no Japão e possui influências chinesas, reunindo uma série de movimentos de guerra com outros presentes em diversas modalidades de lutas.

Atualmente sua amplitude abrange todo o cenário mundial, de forma que existem inúmeras escolas empenhadas em incluir a prática desta filosofia no dia a dia das pessoas. Por isso, para você que tem curiosidade, conheça mais sobre o que é e quais são as cores das faixas do caratê:

Conheça a seguir o que é o caratê e quais são as cores de suas respectivas faixas (Foto: Divulgação)

Entenda mais sobre o Caratê

Não se sabe precisamente quando se deu a origem do caratê, pois, assim como toda arte marcial, os aspectos sócio-culturais e históricos são levados em consideração para a criação dos movimentos e técnicas utilizadas na luta.

 

Os golpes do Caratê variam desde técnicas contundentes aplicadas com o pés e pernas como também entre socos aplicados em trajetórias diretas ou indiretas, inclusive com golpes elaborados até mesmo com os dedos. Tanto ainda se fala sobre o conhecimento presente nesta modalidade de luta que, muitos brasileiros já se incluem em cursos gratuitos de japonês para o entendimento do código de conduta de um guerreiro praticante desta arte.

Muitas pessoas mergulham a fundo no conceito do Caratê, buscando inclusive compreender o idioma japonês (Foto: Divulgação)

Quais são as faixas do Caratê

A jornada do praticante do Caratê começa na faixa branca que, segundo a filosofia da arte marcial, reflete a ingenuidade e a pureza do guerreiro. Em seguida vem a faixa amarela, que simboliza o renascimento do membro na própria arte, o que exige que ele desenvolva um discernimento especial para que possa continuar trilhando este caminho que escolheu.

PUBLICIDADE

Como o Caratê é uma prática de defesa e não uma técnica que incentiva a briga e a violência, o lutador passa por um sério critério de autocontrole, que todavia é caracterizado pela faixa vermelha, onde há um maior domínio deste aspecto.

As faixas do Caratê simbolizam a evolução do praticante dentro da arte (Foto: Divulgação)

As faixas do caratê prosseguem com a laranja, que é a mistura das cores dos dois graus anteriores e a fixação deste aprendizado, a verde que representa o equilíbrio do guerreiro em seus sentidos e a faixa roxa, que é a cor do discipulado, isto é, da humildade e ao mesmo tempo sabedoria.

Já o marrom, cor que procede o roxo, caracteriza o sólido, o caminho e a disciplina do praticante rumo a maestria da arte. Por fim, a faixa preta do Caratê reflete a mistura de todas as cores precedentes, simbolizando uma nova etapa de desenvolvimento do discípulo dentro desta filosofia de vida, que exige autodomínio, integridade e uma boa conduta para o resto da vida.

Para os interessados, já existem muitos filmes que falam sobre Caratê, inclusive o clássico Karate Kid protagonizado pelo filho de Will Smith, no qual o jovem recebe lições para sua vida sobre como se tornar um lutador desta arte marcial. Portanto, não deixe de conferir e comece já a praticar este esporte!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.