Pronatec Copa Salvador 2012 – cursos gratuitos

PUBLICIDADE
O curso de garçom será um dos oferecidos pelo Pronatec (Foto: Divulgação)

Na cidade de Salvador, Bahia, as pessoas de baixa renda, que não têm oportunidades de garantir uma boa colocação no mercado de trabalho por falta de capacitação profissional, podem começar a renovar as esperanças de conquistar um futuro melhor. Como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 acontecerão no Brasil, o número de vagas para alguns setores vem aumentando e junto com elas as chances de capacitações gratuitas.

Isso porque o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico e Emprego (Pronatec), projeto do Governo Federal que visa a democratização do conhecimentos e qualificação de pessoas de baixa renda, está oferecendo cursos gratuitos por todo o Brasil. Essas aulas a custo zero são frutos de parcerias entre instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com Prefeituras municipais e o Pronatec.

Além de Salvador, outros 11 municípios, que serão sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014, e 117 cidades turísticas brasileiras, que receberão delegações e visitantes, vão proporcionar especializações grátis por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico e Emprego, somando juntas 40 mil oportunidades sem custo. Os participantes dos cursos profissionalizantes, vão receber vale-transporte e alimentação como forma de suporte aos seus estudos.

PUBLICIDADE

Veja também: Pós-Graduação Senac 2012, inscrições

Muitos cursos na área de serviços serão oferecidos pelo Pronatec (Foto: Divulgação)

 

Cursos gratuitos: Copa das Confederações

Salvador, assim como as cidades de Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, terão prioridade para ministrarem cursos de formação de mão obra nos setores de turismo e serviço, pois serão sedes da Copa das Confederações, que acontecerá em 2013. O Pronatec pretende chegar a marca de 240 mil oportunidades em capacitações gratuitas até 2014, somando as vagas em todo o país.

Confira também: Curso de inglês gratuito CIEE 2012

PUBLICIDADE

Inscrições para os cursos do Pronatec: Copa do Mundo de Futebol

As pessoas que se enquadram nos pré-requisitos de cada curso profissionalizante podem se inscrever através do site www.pronateccopa.turismo.gov.br. A data de término dos cadastros varia de acordo com a modalidade escolhida pelo candidato. Também estão sendo promovidos cursos de idiomas, mas nesses casos é necessário atuar em um setor que utilize esse tipo de capacitação a favor de seu desenvolvimento a curto prazo. Para concorrer a uma das 29 oportunidades em capacitações técnicas gratuitas é preciso ter mais de 18 anos de idade e morar na cidade em que as aulas serão ministradas.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.