Cursos gratuitos, Niterói RJ 2012

PUBLICIDADE
As aulas profissionalizantes auxiliam na formação e capacitação (Foto: Divulgação)

Com a aproximação de grandes eventos esportivos, que terão o Brasil como sede (Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Olimpíadas de 2016), diversas cidades estão oferecendo cursos gratuitos de capacitação profissional em áreas que a demanda de mão de obra tende a aumentar. A Prefeitura de Niterói (Rio de Janeiro), por exemplo, através da Secretaria de Trabalho, está recebendo inscrições para preencher algumas vagas em diversas qualificações gratuitas. Só poderão se inscrever pessoas cadastradas no programa Bolsa Família e que tenham idade entre 16 e 59 anos.

O curso de confeitaria será um dos oferecidos (Foto: Divulgaçao)

Já no mês de junho os cursos de auxiliar de confeitaria, atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, auxiliar de pessoal, camareira, depilador e manicure vão começar por meio desse projeto. No próximo mês, em julho, será a vez das aulas de eletricista de automóveis, almoxarife e montagem e manutenção de computadores. Na sequência, em agosto, as qualificações promovidas serão: mecânico de manutenção de motores a diesel, mecânico de manutenção de motores ciclo Otto e auxiliar administrativo.

Leia também: Curso gratuito de Viola Caipira, Campo Grande

PUBLICIDADE
O curso de atendente também é um dos promovidos (Foto: Divulgação)

Os moradores de Niterói poderão contar ainda com as seguintes especializações ao longo do ano: pintor de obras, auxiliar de eletricista, auxiliar de operações logísticas e vitrinista. As aulas devem ser ministradas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no Centro de Niterói, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no Barreto. As inscrições deverão ser feitas no posto do Bolsa Família da cidade, que funciona na Rua Marechal Deodoro, 234, no Centro. O horário de atendimento é das 9h às 16h.

Os candidatos devem apresentar o cartão do Bolsa Família, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e identidade. Além de manter a contribuição do programa do Governo Federal, os estudantes dos cursos profissionalizantes gratuitos receberão gratuitamente material didático e uniformes. No total, serão quatro horas de aulas diárias, com duração média de dois meses de curso. O Senac e o Senai são as instituições responsáveis pela qualificação profissional pelo projeto.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.