Inscrições abertas para o Enem 2012

PUBLICIDADE
O Enem é o meio de seleção do Sisu e do Prouni (Foto: Divulgação)

Entrar em uma universidade não é uma tarefa fácil para quem não possui condições financeiras de arcar com o custo de uma graduação. No entanto, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esse sonho pode ser concretizado. Se você faz parte desse grupo que busca uma vaga na faculdade por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utilizam a nota do Enem para selecionar os alunos que receberão o benefício, fique atento, pois as inscrições para o Exame de 2012 estão abertas.

Os candidatos interessados em participar da avaliação do Enem, que também serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior brasileiras podem se inscrever por meio da internet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br. Os interessados precisam se cadastrar até o dia 15 de junho, além de efetuar o pagamento da taxa (até o dia 20 de junho), que tem o valor de R$ 35,00, sendo que os estudantes da rede pública de ensino ou que tiveram bolsa de 100% em uma instituição privada, podem atestar carência no cadastro via site do Enem, ficando livre do pagamento.

Leia também: Novas regras para o Enem 2012

PUBLICIDADE
Os estudantes realizarão a prova do Enem em novembro (Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), disponibilizou o acesso dos candidatos ao sistema de inscrições do Exame na manhã desta segunda-feira (28). A prova acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será disponibilizado em 28 de dezembro. De acordo com o Inep, a expectativa é que 6 milhões de estudantes se inscrevam para realizarem o Enem 2012.

Para quem acessou o link de cadastro no Exame Nacional do Ensino Médio e teve dificuldades de efetuar a inscrição, o Ministério da Educação disponibilizou um guia com instruções que certamente te ajudará com esse procedimento. O procedimento é rápido e não possui segredo, basta informar alguns dados pessoais e informações socioeconômicas.

Além de servir como um meio de ingresso ao Ensino Superior, o Enem pode ser utilizado por quem precisa obter certificação de conclusão do Ensino Médio. Para que isso aconteça é preciso indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultado do Exame. Para obetr a certificação, é necessário alcançar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação. Para mais informações acesse: www.enem.inep.gov.br.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.