9/12 – Dia internacional de combate à corrupção

A corrupção está presente em vários setores da sociedade e transforma o poder num verdadeiro agregador de vantagens. Quando se pensa sobre o assunto,…

A corrupção está presente em vários setores da sociedade e transforma o poder num verdadeiro agregador de vantagens. Quando se pensa sobre o assunto, logo vem em mente os políticos que desviam dinheiro diariamente e não são condenados por isso. No dia 9 de dezembro é celebrado o Dia Internacional de Combate à corrupção, mas o Brasil tem muito pouco a comemorar.

No ranking mundial da corrupção elaborado pela ONG Transparência Internacional, o Brasil ocupa a 73ª posição numa lista de 183 países. O levantamento procurou determinar notas numa escala de 0 a 10 às nações classificadas, sendo que quanto menor o número, mais corrupto o país se demonstra. O Brasil teve a péssimo desempenho com uma nota 3,7.

Entre os países que podem servir de modelo para o Brasil, vale destacar a Nova Zelândia, Dinamarca, Finlândia e Suécia, responsáveis por conquistar notas acima de 9 no ranking. Essas nações possuem um sistema político sério e capaz de identificar as necessidades da população. Os líderes sabem como conduzir as situações e aplicar o dinheiro público, de modo que tragam benefícios às pessoas.

Origem da data

O Dia Internacional de Combate à Corrupção faz referência a Assinatura de uma Convenção das Nações Unidas que ocorreu em Mérida, México. Dessa forma, o dia 9 de dezembro de 2003 contou com as assinaturas de 110 países e vários apelos contra as ações corruptas que se intensificam em determinados países.

A convenção só foi entrar em vigor dois anos mais tarde e trouxe à tona o comprometimento dos países que assinaram. Tornou-se um instrumento que favorece o controle social e busca controlar as despesas do governo para que não haja desvio de dinheiro público. Todos os crimes ligados a corrupção passam a ser punidos pela Convenção da ONU, afinal, a proposta assinada obriga o comprimento.

Leia Também:  Aspirador De Pó Barato - Marca E Preços

A corrupção no Brasil

O dia de combate a corrupção será marcado por muitas declarações e eventos no Brasil, mas o país está longe de se libertar desse mal. Os escândalos continuam marcando o país, principalmente no que diz respeito ao setor político. Neste ano de 2011, a corrupção ficou bem clara com a queda dos ministros do Governo Dilma, que foram acusados de desvio e lavagem de dinheiro público. Apesar de a presidente realizar as devidas demissões, isso não vai acabar com um problema enraizado na história do Brasil.

A corrupção se mostra capaz de prejudicar a sociedade brasileira em diversos aspectos, como o desvio do dinheiro que deveria ser aplicado em políticas públicas. As arrecadações de impostos deveriam servir de investimento para setores como emprego, moradia, educação, segurança e saúde. No entanto, os políticos é que engordam os bolsos.

A Polícia Federal trabalha atualmente com cerca de sete mil inquéritos relacionados à corrupção no Governo. As ações ilícitas são representadas pelas fraudes, desvios de verba, licitações  e outras tantas irregularidades que colocam em jogo o futuro do Brasil.

Top