8 de abril - Dia Mundial do Combate ao Câncer 8 de abril - Dia Mundial do Combate ao Câncer

8 de abril – Dia Mundial do Combate ao Câncer

O dia 8 de abril foi reservado para a conscientização sobre o combate ao câncer. Essa doença é um conjunto de cerca de 100…

Por Élida Santos em 08/04/2012

O cigarro está entre as causas do câncer (Foto: Divulgação)

O dia 8 de abril foi reservado para a conscientização sobre o combate ao câncer. Essa doença é um conjunto de cerca de 100 males, que tem em comum o crescimento desenfreado de células que invadem os tecidos e os órgãos, podendo se espalhar para outras regiões do corpo. A doença, em alguns casos, é muito agressiva, chegando a ser incontrolável, determinando a formação de tumores, que na realidade é o acúmulo de células cancerígenas (maligno). No caso dos tumores benignos, as células se reproduzem de vagar e são parecidas com o tecido original e raramente apresentam risco de morte.

O consumo de bebida em excesso é algo que pode ocasionar câncer (Foto: Divulgação)

Existem diversificados tipos de câncer, devido aos diferentes tipos de células do corpo humano. A maior parte dos casos da doença está relacionada ao meio ambiente (80%), onde somos expostos ao grande número de fatores de risco. Hábitos alimentares, sedentarismo, estilo de vida e a genética são algumas das prováveis causas do câncer nas pessoas. Por exemplo, a leucemia linfocítica é rara em orientais, e o sarcoma de Ewing é muito raro em negros.

Os tipos de câncer mais comuns no Brasil são os de pele, mama, estômago, pulmão, colo uterino e próstata, sendo que o câncer de pele é o tipo que possui maior incidência. O tratamento de câncer pode ser feito através de cirurgia, da radioterapia, da quimioterapia e do transplante de medula óssea, em muitos casos essas modalidades devem ser combinadas. Esse dia foi criado para ampliar o conhecimento popular sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.

Ter uma alimentação saudável ajuda na prevenção do câncer (Foto: Divulgação)

Nas duas últimas décadas, graças ao ritmo de vida que levamos, aumentou as chances das pessoas terem o mal. A taxa de risco em 1979 era de 40 a cada 100 mil mulheres e 60 a cada 100 mil homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. E como se prevenir da doença? Não consumi bebidas alcoólicas em excesso, tenha uma dieta alimentar saudável, use filtro solar, realize exames periódicos que possam identificar a doença em um estágio inicial, onde as chances de cura são maiores, e pratique exercícios físicos regularmente. A partir desse dia 8 de abril, Dia Mundial do Combate ao Câncer, cuide da sua saúde para prolongar sua vida e minimizar as chances de ter essa doença.

Top