7 mitos das dietas para emagrecer

Descubra quais são os 7 maiores mitos das dietas para emagrecer. Perder peso não é uma tarefa fácil. Para obter resultados rápidos, as pessoas…

Por Isabella Moretti em 30/09/2016

Descubra quais são os 7 maiores mitos das dietas para emagrecer. Perder peso não é uma tarefa fácil. Para obter resultados rápidos, as pessoas costumam apostar em regimes restritivos, que excluem grupos alimentares e por isso fazem mal à saúde. Para evitar problemas, confira as mentiras sobre programas de emagrecimento saudável.

Há muitas mentiras sobre dietas para emagrecer. (Foto Ilustrativa)

Há muitas mentiras sobre dietas para emagrecer. (Foto Ilustrativa)

Mitos das dietas para emagrecer

Você está querendo emagrecer, mas tem medo de acabar acreditando numa mentira? Então veja a seguir os 7 principais mitos sobre dietas para perder peso:

1 – Fazer 6 refeições por dia é melhor do que 3

Praticamente todas as dietas recomendam fazer seis refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), com um intervalo de 3 horas entre elas. O que muita gente não sabe, no entanto, é que esse conceito está mais relacionado com a quantidade do que a frequência.

Uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition & Dietética revelou que fracionar a alimentação não estimula tanto o metabolismo como se pensa.

2 – Frutas engordam

Essa história de que as frutas engordam e prejudicam o programa de emagrecimento é um grande mito. Esse grupo de alimentos naturais é, na verdade, uma poderosa fonte de vitaminas, fibras e antioxidantes. Para manter uma dieta saudável, os nutricionistas recomendam o consumo de 3 a 5 frutas por dia.

3 – Carne vermelha faz mal para a dieta

Ao contrário do que muitos pensam, a carne vermelha não deve ser excluída do cardápio. (Foto Ilustrativa)

Ao contrário do que muitos pensam, a carne vermelha não deve ser excluída do cardápio. (Foto Ilustrativa)

Você provavelmente já deve ter escutado por aí que carne vermelha faz mal para a dieta, mas isso não é verdade. Os cortes bovinos podem ser consumidos normalmente, basta reduzir as porções e remover as gorduras. A carne vermelha é muito importante para a saúde do organismo, afinal, é rica em ferro e proteína.

4 – Deixar de comer carboidratos emagrece

Esse é, talvez, um dos maiores mitos envolvendo dietas para emagrecer. Muitos regimes rigorosos cortam os alimentos ricos em carboidratos nas primeiras semanas, mas isso não é o certo a se fazer. Os carboidratos fornecem energia para o funcionamento do cérebro, por isso são indispensáveis para uma alimentação saudável.

Quem está fazendo dieta para emagrecer deve dar preferência aos carboidratos complexos, que são encontrados nos alimentos integrais.

Jamais deixe de comer carboidratos para perder peso. (Foto Ilustrativa)

Jamais deixe de comer carboidratos para perder peso. (Foto Ilustrativa)

5 – É permitido comer saladas à vontade

É permitido comer saladas à vontade? Nem sempre. A pessoa que está fazendo dieta deve prestar atenção nos ingredientes e evitar os componentes calóricos, como é o caso dos queijos gordos, das azeitonas, dos molhos gordurosos, do bacon e da batata palha. O ideal é preparar a salada com verduras e temperar com limão, azeite, cheiro-verde e alho. Caso queira fazer um molho, prepare uma receita a base de iogurte.

6 – Comer gordura sempre engorda

Essa história de que todo o tipo de gordura engorda não é verdade. A substância é fundamental para diversas funções do organismo, como a integridade celular, a transmissão nervosa e a absorção de nutrientes. Ao invés de comer gorduras trans e saturadas, dê preferência as gorduras insaturadas, que estão presentes no abacate, na linhaça, nas nozes e no óleo de peixe.

7 – Suplementos ajudam na dieta

O suplemento para emagrecer pode até acelerar a queima de calorias ou prolongar a saciedade, mas não substitui as refeições. O ideal é escolher os alimentos certos e respeitar os horários das refeições.

E aí? Você conhece algum outro mito relacionado às dietas para emagrecer? Deixe um comentário.

Top