7 maneiras diferentes de usar flores na decoração

As flores são elementos que contribuem com a decoração da casa, adicionando cores e delicadeza aos ambientes residenciais. Há diversas formas de ornamentar os…

Flores em recipientes

As flores são elementos que contribuem com a decoração da casa, adicionando cores e delicadeza aos ambientes residenciais. Há diversas formas de ornamentar os cômodos da casas através dos arranjos sem perder o equilíbrio, basta aliar o bom-gosto e a criatividade para conseguir os melhores resultados.

Os arranjos florais sempre fizeram a diferença na decoração da casa, em todas as épocas e em diferentes contextos. As flores são capazes de adicionar vida e cores em qualquer espaço e contribuem principalmente com a atmosfera de convívio.

Ao pensar na decoração com flores, é importante determinar qual a espécie será usada no arranjo, além das cores predominantes e recipiente. Nem sempre é possível contar com flores naturais para ornamentar os ambientes, por isso as versões artificiais estão em alta e rompem todos os tipos de preconceito.

A variedade de flores artificiais deixou o tradicional modelo de plástico para trás e passou a destacar novas peças, confeccionadas com papel, tecido, seda e outros materiais. O artesanato passou a ser um grande aliado para a montagem de arranjos bonitos, charmosos e sofisticados.

As flores na decoração da casa

Confira a seguir sete ideias diferentes para adicionar flores nos ambientes internos:

1. Flores naturais na decoração
As flores naturais são capazes de levar a natureza para dentro de casa em maravilhosas composições. Na hora de montar um arranjo, é importante considerar a época do ano para escolher a espécie mais apropriada. Ao optar pela flor da estação, os moradores conseguem resultados bonitos e ainda fazem economia.

A decoração com flores naturais requer cuidados especiais, como o favorecimento das condições de vida da planta. Ou seja, é necessário adubar, irrigar e proporcionar iluminação na dose certa. Por essas e outras alguns cantos da casa são mais favoráveis para posicionar um vaso com flores naturais.

Leia Também:  Decoração de casamento com flores 2015

Quando naturais, as flores são responsáveis por exalar perfume no ambiente e influenciar nas sensações. Nas áreas de convívio o efeito pode ser bem interessante, mas cuidado para não escolher espécies com aroma muito intenso, como é o caso do jasmim.

2. Flores artificiais na decoração
Na falta de tempo para cuidar das plantas, vale apostar nos arranjos artificiais. Estes elementos decorativos são bem-vindos no interior da casa, mas é recomendado conter os exageros.

Para não criar um efeito “cafona” no visual da casa, experimente as flores artificiais mais discretas, como aquelas que simulam orquídeas e lírios. Como as flores de plástico são marcadas pela superficialidade, prefira as peças confeccionadas com tecido.

3. Recipientes diferentes
As flores não precisam se limitar ao vaso tradicional, afinal, dá para ser mais criativo na escolha do recipiente. Ao montar um arranjo que vai decorar a cozinha, por exemplo, use uma chaleira ou outro utensílio típico do cômodo. Outra sugestão bem interessante é usar garrafinhas de vidro transparente.

4. Flores que traduzem um estilo

Sala aconchegante decorada com flores

Não há como negar que as flores são capazes de exaltar um estilo na decoração. Enquanto as rosas são perfeitas para uma atmosfera romântica, os lírios e cravos atendem as necessidades de um ambiente clássico. Sem falar que as orquídeas e folhagens exaltam o estilo contemporâneo, enquanto as flores campestres são apropriadas para ambientes rústicos.

5. Flores no lugar de passagem
As flores devem ser posicionadas em cantos estratégicos da casa com um toque de charme, sem roubar a atenção dos demais elementos. Os decoradores recomendam usar os arranjos nas áreas de passagem da casa, ou seja, onde as pessoas não permanecem por muito tempo. Desta forma, use as flores para decorar hall de entrada ou lavabo.

Leia Também:  Unhas Navy - Fotos, passo a passo

6. Mesa floral
As flores se apresentam ainda como um acabamento perfeito para a mesa, mas é necessário tomar cuidado para não exagerar na montagem do arranjo. Para uma composição mais discreta, experimente a combinação com uma toalha de mesa neutra. Já as pessoas que desejam ousar podem trabalhar com tecidos estampados.

7. Flores na janela
Muitos consideram uma ideia ultrapassada, mas na verdade é uma aposta interessante para ornamentar a casa e criar uma atmosfera delicada. Os vasinhos que decoram o peitoril da janela são indicados principalmente para as casas sem jardim.

Os arranjos de flores deixam a área social mais receptiva.

 

Top