7 itens que deixam sua casa poluída

Você sabia que o ar respirado no interior da sua residência pode apresentar uma qualidade bem pior que o ar da rua? Conheça 7…

Você sabia que o ar respirado no interior da sua residência pode apresentar uma qualidade bem pior que o ar da rua? Conheça 7 itens que deixam sua casa poluída, contribuindo para esse resultado impressionante.

7 itens que deixam sua casa poluída (Foto Ilustrativa)

Uma notícia divulgada recentemente pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos chamou a atenção. É que o órgão afirma que o ar do interior das casas chega a ser até cinco vezes mais poluído que o ar do exterior.

Plantas que ajudam a acabar com a poluição em casa

Entenda porque a poluição envelhece

7 itens que deixam sua casa poluída

O tapete é um dos principais agentes poluidores das residências (Foto Ilustrativa)

Conheça, a seguir, algumas das principais fontes de poluição do ar das casas.

  • Tapetes

Além de trazerem perigosos produtos químicos, responsáveis pelo cheiro de tapete novo, eles acumulam grandes quantidades de ácaros e toxinas trazidas da rua, na sola do sapato, tornando-se uma grande fonte de contaminação.

  • Tintas

O problema vem principalmente das pinturas mais antigas, que contêm chumbo, podendo causar danos ao cérebro e pulmão. As tintas mais novas também trazem alguns riscos, especialmente se contiverem gases fortes na fórmula.

  • Purificador de ar

Esse aparelho libera grandes quantidades de ozônio, que pode causar doenças pulmonares crônicas, sendo muito prejudicial para as crianças.

  • Velas

Elas liberam vários gases perigosos durante a combustão, como benzeno e tolueno, conhecidos agentes cancerígenos. As velas de parafina são as mais poluentes.

As velas, principalmente as de parafina, também liberam muitas substância nocivas (Foto Ilustrativa)

  • Produtos de limpeza

Muitos deles trazem substâncias nocivas à saúde, causando alergias e problemas respiratórios. No caso da água sanitária, o perigo é ainda maior, pois se misturada com determinados produtos, pode liberar o perigoso gás cloro.

  • Odorizadores
Leia Também:  Bloco de concreto: vantagens e desvantagens

Eles liberam diversos poluentes tóxicos, responsáveis por causar desde fadiga a anemia, passando por problemas causados no órgão sexual masculino.

  • Fogão

O perigo vem especialmente dos fogões a gás, que liberam gases prejudiciais à saúde durante a queima do combustível. A exposição exagerada a eles pode trazer problemas respiratórios.

Como evitar a poluição em casa

A tinta é outro agente que pode trazer poluição para o interior das residências (Foto Ilustrativa)

Há várias maneiras de evitar ou diminuir a poluição doméstica, como:

– Eliminar os tapetes ou limpá-los frequentemente, usando aspirador de pó.

– Optar por tintas com baixo nível de COV (composto orgânico volátil).

– Prefira as velas feitas com cera de abelha ou óleos vegetais.

– Considere usar água, vinagre branco e produtos menos tóxicos na limpeza da casa.

– Ventile bem a cozinha durante o preparo e após o cozimento dos alimentos (usar exaustor de alta qualidade também é uma boa).

Top