7 ideias divertidas para brincar com seus filhos

7 ideias divertidas para brincar com seus filhos

Está procurando 7 ideias divertidas para brincar com seus filhos? Por mais que o tempo seja corrido e o dia a dia cansativo, reservar um…

Por Redacao em 08/04/2015

Está procurando 7 ideias divertidas para brincar com seus filhos? Por mais que o tempo seja corrido e o dia a dia cansativo, reservar um tempo para brincar com seus filhos é essencial para participar da vida deles, criar um vínculo de amor e memórias para toda a vida. São diversas as brincadeiras que podem ser feitas, com crianças a criatividade cria asas e as possibilidades são infinitas. Para cada idade existe uma brincadeira ideal e você sempre pode contar com jogos e acessórios como bola, cordas, cones, bandeiras, saco de batatas e por aí vai.

Confira: Criança com diabete: o que fazer

7 ideias divertidas para brincar com seus filhos - Nada melhor do que reservar um tempo diário para curtir e brincar com seus filhos (Foto: Divulgação)

 7 ideias divertidas para brincar com seus filhos

Muitas ideias são brincadeiras que eram muito conhecidas antigamente e hoje em dia estão sendo esquecidas e trocadas pela tecnologia dos computadores, tablets, videogame e etc. É claro que toda essa sofisticação no lazer das crianças de hoje em dia têm pontos positivos, porém é sempre importante que seu filho tenha uma vida “fora do quarto” e que corra, brinque, se suje e conheça brincadeiras dinâmicas que envolvem outros coleguinhas e muita ação.  Confira abaixo 7 ideias divertidas para brincar com seus filhos:

  • Cada macaco no seu galho

Um participante é escolhido para ser o caçador, os demais serão os macacos. Os macacos fazem uma roda e o caçador fica no meio. Os macacos vão girando a roda. Quando o caçador gritar “cada macaco no seu galho!”, eles deverão correr e subir em algum lugar alto (cadeira, escada, etc). Enquanto estiverem no chão, poderão ser pegos pelo caçador.

  •  Chicotinho queimado
Pegar um pedaço de pano para ser o chicotinho queimado. Um participante será o mestre e esconderá o chicotinho sem que as outras vejam. Depois todos saem para procurar. Quando um participante chegar perto do chicotinho escondido o mestre deverá dizer “está esquentando”; se ele se afastar, o mestre dirá “está esfriando”. Vence quem conseguir achar o chicotinho.
Leia mais: Entenda como o seu mau exemplo pode afetar seu filho

A brincadeira pode unir ainda mais seus filhos (Foto: Divulgação)

  •  Morto vivo

Os participantes ficam em fileira e um é escolhido para ser o mestre. Quando o mestre gritar “morto”, os participantes agacham; quando gritar “vivo”, os participantes ficam em pé e levantam os braços. E assim ele vai alternando, acelerando e reduzindo a velocidade. Quem errar, sai da brincadeira. Quem conseguir ficar até o final, vence.

  •  O mestre mandou

Escolher um participante para ser o mestre. Os demais obedecerão a ele. O mestre dá uma ordem, começando com “o mestre mandou”, por exemplo: “o mestre mandou pegar uma pedrinha”. Quem não pegar sai, quem pegar continua. Até que sobre somente um participante, que será o novo mestre.

  •  Amarelinha

Só precisa de um giz branco ou até mesmo de um pedaço de carvão. A criança pode desenhar a amarelinha, mas se for muito pequena, pode ajudar a decorar com desenhos. É só achar uma pedra e cair na brincadeira.

Não precisa ter basicamente nenhum brinquedo caro, basta imaginação e aproveitar materiais que já temos em casa (Foto: Divulgação)

  •  Volta olímpica

Faça um percurso para a criança (e você também) percorrerem. Pular a mangueira, depois correr por debaixo da árvore, carregar alguma coisa até certo ponto, pular de um pé só em um trecho. Crie à vontade! Também vale marcar o tempo para ver quem faz todo o circuito mais rápido

  • Acampamento
Acampar no quintal de casa é muito mais simples do que na floresta, mas pode dar o mesmo prazer. Se você tiver acesso a uma pequena barraca de camping, combine um acampamento com seu filho e passem a noite lá fora. A experiência certamente será inesquecível.

Outras brincadeiras para você e seu filho

Confira abaixo outras brincadeiras além das 7 ideias divertidas para brincar com seus filhos:

  • Foguinho

Escolher dois participantes para girar uma corda para um terceiro pular. Enquanto giram a corda, cantam “Salada, saladinha, temperada com sal, pimenta, fogo, foguinho!”. Quando pronunciar a palavra “foguinho” chacoalham a corda bem rápido, até a pessoa que está pulando esbarrar nela.

  • Esconde-esconde

Esconde-esconde: essa brincadeira todo mundo conhece e é diversão garantida para toda a família.

Leia também: Brincadeiras infantis que evitam a obesidade

Use a criatividade e sempre procure novas brincadeiras (Foto: Divulgação)

  •  Caça ao tesouro

Esconda um prêmio qualquer e espalhe pistas escritas em papeis pela casa. Uma pista leva à outra que levará até o tesouro. É uma brincadeira emocionante.

  • Mãe da rua

Traça-se uma linha no chão, em cima da qual ficará um participante, que será a mãe da rua. Ele poderá se mover somente em cima da linha. Os participantes ficarão de um lado do campo e, dado o sinal, deverão passar para o outro lado cruzando a linha. Quem a mãe da rua tocar estará pego. Depois, repete-se até que sobre somente um participante, que será o vencedor.

Top