7 dicas para você sair na frente depois da graduação

As 7 dicas para você sair na frente depois da graduação são ideais para as pessoas que acabaram de terminar a faculdade e ainda…

Por Isabella Moretti em 29/08/2014

As 7 dicas para você sair na frente depois da graduação são ideais para as pessoas que acabaram de terminar a faculdade e ainda não sabem o que fazer para encontrar espaço no mercado de trabalho. De qualquer forma, é necessário planejamento e força de vontade para conseguir dar os primeiros passos na carreira.

7 dicas para você sair na frente depois da graduação. (Foto: Divulgação)

A procura por emprego depois da graduação é grande. As pessoas pegam o diploma e começam a disputar oportunidades no mercado de trabalho. As empresas, por sua vez, são criteriosas e nem sempre estão dispostas a contratar profissionais sem experiência.

Muitos recém-formados, depois de receberem vários “nãos” na procura por emprego, se sentem frustrados. Tanto tempo estudando às vezes não é algo relevante para as companhias que desejam profissionais experientes. Esta fase pós-faculdade é difícil, mas algumas dicas prometem ajudar a lidar bem com a situação.

Saiba mais: Dicas para encontrar emprego depois de deixar a faculdade

7 dicas para você sair na frente depois da graduação

Confira a seguir 7 dicas para você sair na frente depois da graduação:

1. Não se satisfaça com a graduação

De acordo com uma pesquisa do IBGE, que foi divulgada em maio de 2014, o número de brasileiros com graduação cresceu mais de 100% nos últimos anos. Ou seja, o nível superior não é mais uma diferenciação do candidato na hora de conseguir uma oportunidade de emprego. Para ter sucesso na carreira, é fundamental correr atrás de um mestrado, uma especialização ou MBA.

Inscreva-se nos programas de trainee. (Foto: Divulgação)

2. Participe de programas de trainee

O programa de trainee é a aposta de grandes empresas para encontrar jovens talentos de diferentes áreas. O objetivo é oferecer aos recém-formados a oportunidade de construir uma carreira e ocupar um cargo de liderança. O trainee passa por um treinamento de dois anos, no qual desenvolve suas competências e tem uma visão geral sobre o negócio. Ele recebe salários acima da média e tem contato direto com os executivos.

3. Faça intercâmbio

Se você não conseguiu participar de um programa de trainee, não se desespere. Existem outras possibilidades que podem agregar valor ao currículo, como é o caso do intercâmbio. Muitos profissionais recém-formados passam um tempo estudando no exterior para adquirir experiência internacional e treinar uma segunda língua.

4. Participe de palestras e conferências

Participar de palestras e conferências é uma dica importante para quem não sabe o que fazer depois do curso superior. Esses eventos agregam experiência ao currículo e também representam uma ótima oportunidade de network.

5. Utilize as redes sociais

Quem deseja entrar no mercado de trabalho deve ter um perfil no LinkedIn. Esta rede social é uma ferramenta poderosa para ter visibilidade.

6. Conte com a ajuda de um consultor de carreira

Conversar com um consultor de carreira, conhecido como coach, é uma solução para quem ainda não sabe o que fazer depois de pegar o diploma. A consultoria ajuda a identificar as preferências e oportunidades para construir uma carreira.

Amplie a sua rede de contatos. (Foto: Divulgação)

7. Apareça nos sites de emprego

Muitas empresas caçam seus colaboradores em sites de emprego. Por isso, não deixe de cadastrar o seu currículo nessas páginas.

Use as 7 dicas para você sair na frente depois da graduação e se destaque no mercado de trabalho.

Top