7 dicas para seu filho gostar de ler

Separamos 7 dicas para seu filho gostar de ler diante a importância deste ato que nos faz conhecer mundos e ideias.  Pessoas que não são…

Por Redacao em 29/01/2015

Separamos 7 dicas para seu filho gostar de ler diante a importância deste ato que nos faz conhecer mundos e ideias.  Pessoas que não são leitoras têm a vida restrita à comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato apenas com idéias próximas das suas, nas conversas com amigos. Ler é importante porque ajuda a criança a se familiarizar com a escrita e estimulando a leitura é possível que a criança comece a tomar gosto pelos livros. A leitura diária ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita e a expandir o vocabulário.

Confira: Salão de Beleza Infantil SP

7 dicas para seu filho gostar de ler - A leitura é muito importante na infância e o desenvolvimento da criança (Foto: Divulgação)

 7 dicas para seu filho gostar de ler

A leitura é muito importante na vida e qualquer pessoa e, com algumas medidas super simples, é possível que os pais influenciem esse costume a se tornar um hábito na vida dos filhos. Confira abaixo 7 dicas para seu filho gostar de ler:

Leia também: Coleção de esmaltes Monster High

Até mesmo com bebês é importante existir o momento da leitura (Foto: Divulgação)

  • Saiba qual o melhor momento

É importante encontrar um momento em que a criança esteja tranquila e possa se manter focada na leitura. Vale a pena procurar um local calmo para sentar-se com a criança e seu livro favorito. 15 minutos de leitura diária é o suficiente;

  • Varie o material

A leitura deve ser sempre interessante e, por isso, é fundamental variar o material, que pode ser de livros só de figuras, gibis, revistas, poemas e até mesmo tirinhas de jornais;

  • Não interrompa a leitura

Mais importante do que fazer a criança pronunciar o som exato das palavras, é fazê-lo entender seu significado, de forma a manter contínuo o fluxo de ideia e o entendimento do texto. Caso a pronúncia de algo esteja errada, é importante não interromper a leitura imediatamente e dar a oportunidade para que a própria criança se corrija;

Leia mais: Quando deixar a menina usar maquiagem e salto alto?

Incentive o hábito da leitura na sua casa (Foto: Divulgação)

  • A frequência é mais importante do que o tempo de leitura

Tente ler com seu filho todos os dias da semana.

  • Comente sobre o livro que leu com ele
Sempre fale com seu filho sobre o livro, sobre as figuras, sobre as personagens, como ele acha que vai ser o final da história, sua parte favorita etc. Assim você vai ver como está o entendimento dele e poderá ajudá-lo a desenvolver uma boa interpretação.
  • Visite a Biblioteca

Leve seu filho até biblioteca pública. Melhor do que comprar livros é apresentar seu pequeno a uma vasta gama de livros que ele pode ler.

  • Invista em passeios

No seu tempo livre, procure fazer atividades com o seu filho que você possa relacionar com um livro

Dicas de livros para crianças

Monteiro Lobato é uma ótima dica para começar a leitura com seus filhos (Foto: Divulgação)

Além das 7 dicas para seu filho gosta de ler, outra dica que pode ser adicionada a lista são os livros do Monteiro Lobato. Um dos maiores nomes da literatura brasileira, ele é considerado o “autor para se gostar de ler”, seu universo fantástico agrada crianças e adultos e envolve com magia, criatividade e uma repleta gama de personagens que passeiam pelo folclore popular  brasileiro. Veja abaixo algumas dicas de livros de Monteiro Lobato para crianças:

Caçadas de Pedrinho

  • Onde comprar
  • Editora: Globo Editora
  • Acabamento: Brochura
  • Edição: 2008
  • Número de Paginas: 76

Sinopse da editora: Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, essa turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventuram numa caçada arriscada, divertida e cheio de surpresas.

Dom Quixote das Crianças

  • Onde comprar
  • Editora: Globo
  • Ano Edição: 2010
  • Número Edição: 1
  • Qtde. Páginas: 152

Sinopse da editora: Quem nunca ouviu falar de Dom Quixote e Sancho Pança, seu gorducho escudeiro? Adaptado por Monteiro Lobato, este livro traz as aventuras do cavaleiro que percorria o mundo em busca de justiça e de glórias. A história do mundo fidalgo espanhol, escrita por Miguel de Cervantes há mais de quatrocentos anos, continua emocionante como sempre. E aqui, recontada por Dona Benta, fica mais saborosa.

Top