7 dicas para o amigo secreto da empresa

O amigo secreto é uma forma de unir os colegas, ainda mais quando ocorre nas empresas. Contudo, é preciso ter alguns cuidados. Veja quais. […]

Está chegando o Natal e com ele a tradicional brincadeira amigo secreto. Quando ele ocorre em empresa, é preciso ter alguns cuidados para não ficar mal na fita. Por isso, veja 7 dicas para não errar.

 

O amigo secreto é uma forma de se divertir com colegas de trabalho

Sorteio na internet 

Hoje em dia, existem sites que fazem o sorteio online. Nessas páginas, é possível colocar a lista de presentes, dia e horário do encontro e ainda postar comentários no mural do grupo. Por isso, realizar o sorteio do amigo secreto na internet fica mais fácil porque cada um vai colocar as informações na hora que puder. Não há nada mais desagradável e antiquado do que aquela lista de papel passando de mesa em mesa na hora do trabalho, atrapalhando as pessoas, ou aquele ser que quer agradar e traz os papeizinhos dobrados para tirar ali, na hora, o sorteado.

Presentes devem ser bem escolhidos 

Estabelecer o valor do presente é um passo bem importante, pois assim não haverá gastos e interpretações acima de tudo. Por exemplo, se um funcionário tira o chefe e dá um presente bem caro, fica parecendo bajulação. Mas dar lembrancinhas com um valor determinado não quer dizer ficar na mesmice de cd’s e dvd’s. Saber o que o colega gosta ou precisa é uma boa opção.

 

Estabelecer limites de preço de presentes é fundamental

No momento em que deve dar características dos colegas para entregar o presente, não falar sobre aspectos pessoais do outro é fundamental. Talvez seja algo que só a pessoa que tirou o amigo saiba de tal fato.

Disfarçar quando o presente é desagradável. Terrível é ser sincero demais, por isso, caso o produto não tenha nada a ver, um bom caminho é fazer cara de que gostou e depois ir à loja e trocar, isso tudo, claro, sem avisar a quem deu.

Continuar Lendo  São Paulo é a cidade mais atrativa para investimentos, diz pesquisa

 

Disfarçar para não magoar o colega e não criar um clima ruim

Bom comportamento no evento é fundamental 

Outra dica é se divertir bastante, mas tendo em mente que acima de tudo está no amigo secreto da empresa, o que quer dizer que encontrará o chefe no dia seguinte, o colega de mesa dali a pouco. Se o convite é só para os funcionários, a ideia é não insistir para levar cônjuges ou familiares. E por mais que seja um encontro com pessoas do trabalho, evitar tocar no assunto também vale a pena.

Muita gente marca o amigo secreto em bares e restaurantes que ficam perto do local de trabalho e por já saberem que será uma espécie de happy hour, abusa nas roupas. Por mais que seja uma confraternização, ela está ligada ao pessoal do trabalho, portanto, é importante estar vestido como se fosse para o dia-a-dia. Mas se o evento for em um outro momento, um churrasco, por exemplo, as vestimentas podem ser mais informais, contudo, nunca esquecendo que tem gente do trabalho no meio e que bom comportamento é fundamental.

Caso o amigo secreto seja em um final de semana, em meio a um evento com pessoas próximos dos empregados, a ideia é não falar do colega para os familiares ou cônjuge dele, do tipo “Olha, você não sabe o que fulano faz comigo todo dia”, pois, muitas vezes, brincadeiras diárias de colegas de trabalho podem ser mal interpretadas por quem não está ali naquele ambiente todos os dias. Dessa forma, qualquer comentário pode causar um mal entendido.

Top