7 dicas para manter a saúde ocular

As 7 dicas para manter a saúde ocular ajudam a cuidar dos olhos diariamente e minimizam os riscos de cegueira. As medidas são simples…

Por Isabella Moretti em 07/08/2014

As 7 dicas para manter a saúde ocular ajudam a cuidar dos olhos diariamente e minimizam os riscos de cegueira. As medidas são simples e podem ser inseridas na rotina sem dificuldades.

7 dicas para manter a saúde ocular. (Foto:Divulgação)

Muitas pessoas não sabem como é importante cuidar da saúde dos olhos, mas as estatísticas estão aí para provar que com a visão não se brinca. De acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa com mais de 80 anos tem até 30% de chances de ficar cega. Alguns dados também apontam que, no Brasil, mais de 100 mil crianças possuem algum tipo de deficiência visual.

Diversas doenças oculares afetam a população brasileira, comprometendo a capacidade e a nitidez da visão. Entre os principais problemas que colocam em risco a saúde dos olhos, vale destacar o deslocamento de retina, a retinopatia diabética, a degeneração muscular, a catarata e o glaucoma.

7 dicas para manter a saúde ocular

Não sabe como prevenir problemas de visão? Então confira a seguir 7 dicas para manter a saúde ocular:

1. Reduza ou evite o consumo de bebidas alcóolicas

As bebidas alcóolicas, quando ingerida, são metabolizadas pelo fígado. No entanto, alguns resíduos tóxicos permanecem no organismo e contribuem com a degeneração das células oculares. A desidratação causada pelo álcool também é responsável por comprometer a saúde dos olhos.

Os olhos precisam descansar! Durma 8 horas por dia. (Foto:Divulgação)

2. Durma oito horas por dia

Dormir bem é uma dica preciosa para manter a saúde ocular. Quando o sono dura menos de oito horas, os olhos sofrem com vermelhidão, cansaço e inchaço.

3. Proteja os olhos com óculos escuros

O uso de óculos escuros com proteção UV é um dos cuidados com a saúde ocular. Este acessório evita o contato direto dos olhos com os raios ultravioletas, que por sua vez, causam o envelhecimento precoce da retina. Quando os olhos ficam expostos ao sol, aumentam as chances de catarata precoce.

4. Cuidado redobrado no tempo seco

O tempo seco, caracterizado pela baixa umidade do ar, causa uma série de problemas nos olhos, como irritação, vermelhidão e ardência. Nesta época, é fundamental usar colírios para garantir a lubrificação dos olhos e evitar ar-condicionado.

O colírio ajuda a evitar olhos secos. (Foto:Divulgação)

5. Cuide da alimentação

Os hábitos alimentares influenciam diretamente na saúde dos olhos. A principal recomendação na dieta é o consumo de vegetais escuros, já que eles fornecem as vitaminas que a retina tanto precisa.

6. Não deixe de usar os seus óculos degrau

Se a pessoa precisa de óculos de grau, ela não pode deixar de usá-los em hipótese alguma. Caso desrespeite a recomendação oftalmológica, ela sofrerá com os males da dor de cabeça e vista cansada.

7. Vá ao oftalmologista uma vez por ano

As condições oculares mudam com o tempo e precisam ser avaliadas. Para evitar problemas, é recomendado consultar o oftalmologista anualmente.

Agora que você já sabe como prevenir problemas de visão, coloque em prática as 7 dicas para manter a saúde ocular.

Top