7 dicas para diminuir seu consumo de energia

Uma conta de luz cara pode pesar bastante no orçamento doméstico, já que as tarifas para esse serviço têm aumentado nos últimos anos. Se…

Por Andre em 06/04/2015

Uma conta de luz cara pode pesar bastante no orçamento doméstico, já que as tarifas para esse serviço têm aumentado nos últimos anos. Se você quer saber como economizar nessa conta, não deixe de conferir 7 dicas para diminuir seu consumo de energia.

7 dicas para diminuir seu consumo de energia (Foto Ilustrativa)

Além dos reajustes anuais, as contas de luz poderão ficar ainda mais caras por causa do reajuste extraordinário autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Mas você pode tomar algumas medidas simples para evitar aquele susto ao receber a fatura da energia elétrica.

Quais são elas? É o que vamos comentar a seguir.

Dicas para reaproveitar a água sem arriscar sua saúde

7 dicas para diminuir seu consumo de energia

Aproveite a iluminação natural durante o dia (Foto Ilustrativa)

Com as dicas para reduzir o consumo de energia de elétrica, você não só dá um alívio para o seu bolso como também contribui para o meio ambiente. Vamos a elas.

1- Durante o dia, dê preferência à iluminação natural, mantendo abertas as janelas, cortinas e persianas. Pintar as paredes e o teto com cores claras pode ajudar bastante a refletir melhor a luz natural.

2- Troque as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes. A economia será grande.

3- Nos dias quentes, use o chuveiro na posição “verão”. Além disso, diminua o tempo do banho e feche a torneira enquanto ensaboa.

Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes (Foto Ilustrativa)

Como economizar energia no inverno: dicas

4- Diminua a quantidade de vezes que você abre a geladeira, não a deixe muito tempo aberta e verifique se a borracha de vedação está em boas condições.

5- Se possível, não utilize (ou reduza a utilização) os aparelhos domésticos no horário de pico (entre as 18h e as 21h), de segundas às sextas. E se você fica muito tempo fora de casa, tire da tomada a TV, o som, o DVD e outros aparelhos que ficam em stand-by.

6- Na hora de comprar eletrodomésticos, prefira os aparelhos com o Selo Procel, certificação que indica aqueles que são mais econômicos.

7- Só utilize a máquina de lavar roupa e o ferro de passar quando tiver bastante roupa acumulada, para fazer o trabalho de uma só vez. É que eles gastam muita energia.

Economizando energia no trabalho

Tenha moderação ao usar o ar condicionado (Foto Ilustrativa)

Dicas para economizar água e evitar desperdício

Algumas dicas para economizar energia também podem ser muito úteis no local de trabalho:

  • Desligue o monitor do PC ou o coloque no modo de economia quando não estiver utilizando-o.
  • Prefira aparelhos que consomem menos energia.
  • Tire os aparelhos eletrônicos da tomada, ao final do expediente.
  • Evite usar vários aparelhos de ar condicionado ao mesmo tempo.

Top