7 benefícios ao praticar Yoga

Conheça os benefícios de praticar yoga e veja como essa atividade pode trazer coisas boas para a sua vida. Em poucas palavras, a yoga…

Conheça os benefícios de praticar yoga e veja como essa atividade pode trazer coisas boas para a sua vida. Em poucas palavras, a yoga busca integrar exercícios posturais, emoções e alma. Com isso, o ser consegue se conhecer melhor e alcançar um desenvolvimento completo.

A yoga busca o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. (Foto Ilustrativa)

A yoga busca o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. (Foto Ilustrativa)

A yoga é uma atividade milenar, que procura estabelecer o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Ela nasceu na Índia e atualmente conta com várias vertentes. O praticante dessa disciplina tem um desafio que nem sempre é simples: criar posturas com o corpo e permanecer nesses asanas por algum tempo, controlando sempre a respiração.

Benefícios ao praticar yoga

Veja a seguir os principais benefícios ao praticar yoga:

1 – Combate ansiedade e depressão

Fazer yoga é uma ótima estratégia para acabar com a ansiedade. Essa sensação, que mistura medo e preocupação, afeta vários aspectos da vida e deixa a pessoa muito agitada. No entanto, com a prática de algumas posturas, é possível relaxar a mente e afastar os gatilhos do problema do pensamento.

Além de tratar a sua ansiedade, o praticante de yoga também pode afastar as ameaças de depressão, pois o corpo e a mente entram em estado de descanso a cada asana.

2 – Fortalece os músculos e melhora a flexibilidade

Fazer yoga é uma forma de trabalhar todos os grupos musculares e fortalecê-los. A atividade também melhora muito a flexibilidade, bem como o equilíbrio e a postura.

A prática de yoga torna o corpo mais flexível. (Foto Ilustrativa)

A prática de yoga torna o corpo mais flexível. (Foto Ilustrativa)

3 – Previne doenças cardiovasculares

O estresse deixa o corpo mais vulnerável a uma série de problemas, como é o caso das doenças cardiovasculares. A yoga, por sua vez, previne o estresse, ao passo que melhora a oxigenação nas células e otimiza o funcionamento da circulação sanguínea.

Leia Também:  Botas Arezzo 2013

4 – Alivia os sintomas da TPM

As mulheres que sofrem de TPM devem se matricular nas aulas de yoga. A atividade alivia as dores pré-menstruais, já que tonifica o útero e também torna esse órgão muito mais elástico.

5 – Melhora a concentração

Você está precisando melhorar a concentração no trabalho ou nos estudos? Então experimente praticar yoga. A terapia ajuda a manter a mente focada no agora, por isso melhora tanto a capacidade de memorização como também a intelectualidade. A tranquilidade que se conquista com a meditação também contribui com a concentração.

A yoga faz bem para a concentração. (Foto Ilustrativa)

A yoga faz bem para a concentração. (Foto Ilustrativa)

6 – Combate os problemas respiratórios

A yoga melhora muito a respiração, afinal, promove vários exercícios respiratórios. O praticante aprende a inspirar o ar pelas narinas, o que reduz consideravelmente as impurezas que chegam aos pulmões. O impacto positivo no sistema respiratório também combate uma série de problemas, como asma e rinite.

7 – Garante mais qualidade de vida

A yoga proporciona benefícios físicos e emocionais, por isso ela é constantemente associada a melhor qualidade de vida. O praticante se sente mais tranquilo, flexível e feliz consigo mesmo.

E aí? Você conhece outros benefícios da yoga para a saúde e bem-estar? Deixe um comentário.

 

Top