6 questões para valorizar durante estágio profissional

O estágio profissional costuma ser o primeiro contato do estudante com a sua área de formação. Ele entra na empresa sem qualquer tipo de…

Por Isabella Moretti em 21/06/2016

O estágio profissional costuma ser o primeiro contato do estudante com a sua área de formação. Ele entra na empresa sem qualquer tipo de experiência, mas tem a chance de desenvolver suas habilidades e ampliar a rede de contatos. Portanto, iniciar a carreira como estagiário é dar o primeiro passo para o sucesso.

O estágio é uma grande oportunidade de aprendizado para a carreira. (Foto Ilustrativa)

O estágio é uma grande oportunidade de aprendizado para a carreira. (Foto Ilustrativa)

Ser estagiário numa empresa não é tarefa fácil, especialmente na vida de quem nunca trabalhou. Ao longo de 4 a 6 horas por dia, é preciso ter comprometimento com as atividades e extrair aprendizados para a vida toda.

6 questões para valorizar durante estágio profissional

Muitas pessoas torcem o nariz quando surge uma vaga de estágio, afinal, trabalha-se muito e o salário deixa qualquer um desanimado. No entanto, é muito importante conhecer algumas questões para aprender a valorizar ao máximo o trabalho como estagiário.

1 – Busque desenvolver habilidades

O estágio é o melhor momento da carreira para aprender e desenvolver novas habilidades. Você pode aproveitar os conhecimentos passados pelo seu superior e também pelos colegas de trabalho mais experientes. Para não esquecer o que foi aprendido, lembre-se de colocar em prática na rotina de trabalho.

2 – Amplie a rede de contatos

Aproveite a experiência como estagiário de uma empresa para ampliar a rede de contatos. Faça networking com colegas, com os chefes e até mesmo com os clientes. Aumentando o networking, as chances de novas oportunidades profissionais no futuro também são otimizadas.

Aproveite para fazer networking. (Foto Ilustrativa)

Aproveite para fazer networking. (Foto Ilustrativa)

3 – Compreenda os seus pontos fracos

Reconheça que você é um estagiário, ou seja, que ainda não tem experiência e precisa aprender. Para isso, é muito importante identificar os pontos fracos, aceita-los e buscar melhorar a cada dia. Conte com o feedback dos gestores para corrigir as fraquezas e melhorar o desempenho.

4 – Se o estágio for ruim, caia fora

O estágio bom é aquele que estimula o estudante a aprender e oferece todo o suporte necessário para o desenvolvimento das competências. Se a empresa deixa o estagiário ficar ocioso a maior parte do tempo, então ela não é uma boa opção para a carreira.

5 – Pense no seu currículo

O estágio profissional contribui muito com o currículo. Ao longo da sua vida acadêmica, o estudante precisa estagiar para adquirir vivências corporativas e assim agregar mais visibilidade ao seu perfil. Isso conta muitos pontos no processo seletivo para uma vaga de emprego.

6 – Conquiste referências

Lute para conquistar boas referências. (Foto Ilustrativa)

Lute para conquistar boas referências. (Foto Ilustrativa)

Algumas empresas até contratam estagiários, mas não possuem condições financeiras para efetivá-los após dois anos. Mesmo assim, é muito importante o estudante se empenhar nas atividades e conquistar a confiança do chefe. Dessa forma, ele terá boas referências no mercado e pode receber uma indicação para trabalho.

E aí? Já começou a valorizar mais o seu estágio? Pense bem nessas questões e encare o seu trabalho de forma diferente.

 

Top