6 dicas para voltar ao mercado de trabalho

Confira 6 dicas para voltar ao mercado de trabalho e aumente as suas chances de conseguir um emprego. A recolocação parece algo difícil, mas…

Confira 6 dicas para voltar ao mercado de trabalho e aumente as suas chances de conseguir um emprego. A recolocação parece algo difícil, mas quem tem foco, força de vontade e estratégia consegue lutar por uma nova oportunidade profissional.

6 dicas para voltar ao mercado de trabalho. (Foto Ilustrativa)

O Brasil tem passado por um momento bem complicado, devido aos problemas enfrentados pela economia. O número de demissões nas empresas aumentou consideravelmente e muitas pessoas estão tendo que conviver com o fantasma do desemprego. Quem foi demitido recentemente tem tentado, a todo custo, superar as dificuldades e voltar ao mercado de trabalho.

Leia mais: Vagas de emprego Casas Bahia 2015

6 dicas para voltar ao mercado de trabalho

O Mundo das Tribos separou 6 dicas para voltar ao mercado de trabalho. Confira:

1. Avalie o seu currículo

Para aumentar as chances de conseguir um emprego, é muito importante contar com um currículo impecável. O candidato deve atualizar o documento antes de enviá-lo, ou seja, incluir as experiências profissionais mais recentes e os cursos que foram realizados em prol de uma boa formação. Em outras palavras, o currículo deve ser claro, objetivo e atraente, capaz de despertar o interesse dos recrutadores.

Cuide do seu currículo. (Foto Ilustrativa)

2. Trace um plano

Antes de sair por aí entregando currículos, o profissional que está fora do mercado de trabalho precisa adotar uma estratégia eficaz para conseguir encontrar oportunidades compatíveis com o seu perfil. É preciso saber onde quer chegar para, de fato, encontrar o melhor caminho.

Saiba mais: Aumente a sua disposição no trabalho com 8 dicas

3. Use a internet ao seu favor

A internet costuma ser uma grande aliada quando o objetivo é encontrar uma vaga de emprego. Portanto, não se esqueça de cadastrar o seu currículo nos sites especializados, como Catho, Vagas.com.br e Infojobs. Use também os sites das empresas (a área de trabalhe conosco) e as redes sociais para aumentar as suas chances.

A internet pode ser uma grande aliada na busca por emprego. (Foto Ilustrativa)

4. Atenção à entrevista

Não adianta nada você elaborar um currículo perfeito se o seu desempenho na entrevista for ruim. Essa etapa do processo seletivo também é um cartão de visita sobre o seu perfil profissional, por isso é importante estar preparado. Dias antes de se encontrar com o recrutador, estude sobre a empresa e a vaga em questão. Controle o nervosismo para conseguir explicar suas experiências da melhor forma possível.

5. Analise bem as propostas

Se você está enfrentando um momento difícil de desemprego, não seja um profissional orgulhoso. Analise bem a proposta de emprego e considere a possibilidade de aceitar um salário menor. Não se esqueça que o Brasil está passando por uma intensa crise financeira, por isso qualquer oportunidade é válida. Essa remuneração abaixo do costume deve vir acompanhada de cortes nos gastos do orçamento.

6. Invista em projetos temporários

Investir em projetos temporários é uma forma de superar momentos difíceis. (Foto Ilustrativa)

Se voltar ao mercado de trabalho formal está muito difícil, então considere a possibilidade de iniciar projetos temporários. Procure “bicos” out trabalhos como freelancer para aumentar a renda e não depender apenas do seguro desemprego.

Veja também: Dicas para conseguir emprego numa multinacional

Seguindo as 6 dicas para voltar ao mercado de trabalho, com certeza você vai conseguir retomar a carreira. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre emprego.

 

Top