6 Dicas para ser um bom líder no trabalho

Você quer ser um bom líder no trabalho? Então veja 6 dicas úteis para conseguir coordenar uma equipe e obter sucesso na carreira. Comandar…

Você quer ser um bom líder no trabalho? Então veja 6 dicas úteis para conseguir coordenar uma equipe e obter sucesso na carreira. Comandar um time pode ser desafiador, mas, tomando alguns cuidados, é possível obter sucesso.

Ocupar um cargo de liderança é um grande desafio para a carreira. (Foto Ilustrativa)

Ocupar um cargo de liderança é um grande desafio para a carreira. (Foto Ilustrativa)

Ocupar um cargo de liderança não é tarefa fácil. Para chefiar uma equipe, é preciso ter responsabilidade, conhecimentos de gestão e capacidade de delegar bem as tarefas. Além de tudo, também é importante priorizar o bom relacionamento com os colegas de trabalho.

Ninguém torna-se um líder do dia para a noite. Normalmente a pessoa entra na empresa ocupando um cargo subordinado e depois recebe uma promoção, como forma de recompensar a dedicação e empenho nas tarefas. O problema de subir de cargo, no entanto, é que novos encargos são delegados, inclusive a missão de ser chefe dos antigos colegas de equipe.

6 Dicas para ser um bom líder no trabalho

Você quer se transformar numa boa líder? Então siga as dicas:

1 – Não se aproxime demais

Logo após se tornar líder, tome cuidado para não tentar ser o “melhor amigo” dos colaboradores. Mantenha uma certa distância e se aproxime com calma, caso contrário, pode parecer falsidade.

2 – Faça um planejamento

Antes de assumir um cargo de liderança, pense bem a respeito da responsabilidade, faça um planejamento e compartilhe os seus objetivos com o time. A transição de subordinado para líder deve ser feita com calma e sem mudanças drásticas.

Continuar Lendo  Vagas de Emprego em Poá SP

3 – Demonstre sua capacidade

Demonstrar a capacidade é um ponto importante. (Foto Ilustrativa)

Demonstrar a capacidade é um ponto importante. (Foto Ilustrativa)

Se você foi promovido para um cargo de liderança, não é em vão. Isso aconteceu por merecimento. Ao se tornar chefe, procure mostrar para a equipe o seu potencial. Se for preciso, compartilhe estratégias, mostre os erros e apresente ações para corrigir problemas.

4 – Tenha sempre uma carta na manga

O líder é obrigado a tomar decisões, mas nem sempre as coisas acontecem como ele espera. Por conta disso, vale a pena ter uma carta na manga, ou seja, um plano B. Construa uma solução válida e use-a se for necessário.

5 – Reconheça os funcionários

O bom gestor não trata todos os seus colaboradores da mesma forma. Ele reconhece que cada membro da equipe tem o seu papel e oferece um feedback claro e direcionado. Não puxe saco de ninguém. O ideal é elogiar o desempenho do todo, ou seja, elogiar sempre de forma geral.

6 – Sempre use a palavra “nós”

Ao se comunicar com a equipe, use sempre a palavra "nós". (Foto Ilustrativa)

Ao se comunicar com a equipe, use sempre a palavra “nós”. (Foto Ilustrativa)

Quer melhorar o relacionamento com os funcionários? Então use a palavra “nós” ao se referir a empresa ou ao time. O pronome reforça que todos estão no mesmo barco, em busca de um ideal.

E aí? Gostou das dicas de como ser um bom líder no trabalho? Tem mais alguma recomendação? Deixe um comentário.

 

Top